Uma organização sem fins lucrativos, com o objetivo de preservar o meio ambiente, completa 21 anos de atividades no mês de julho. A Ecobé, de Arroio do Meio, tem atuação em todo o Vale do Taquari e conta hoje com 14 associados e diversos voluntários ativos. Segundo a secretária geral da ONG, Elisabete Cristina Barreto Müller, as atividades da organização estão acontecendo de forma virtual, até que os protocolos de distanciamento permitam que o grupo volte a realizar suas atividades mensais.
De acordo com Elisabete, a baixa adesão de novos associados dificulta o trabalho da ONG e impossibilita a participação dos integrantes em todas as causas que possam ser defendidas. “Estamos na ativa há muitos anos, e a luta pela causa ambiental é muito ampla. Infelizmente não conseguimos voluntários para engajar-se em todas as atividades que gostaríamos” destaca.
Reuniões
Para manter uma rotina de atividades pontuais, o grupo realiza reuniões programadas. Os encontros acontecem sempre na casa de um dos voluntários ou associados. Porém, desde o início da pandemia, a Ecobé virtualizou seus encontros e realiza suas reuniões através do Google Meet.
Belonice de Medeiros, sócia fundadora, explica que essa virtualização dos encontros dificultou a participação de integrantes ativos do grupo. “Uma parte dos nossos associados não tem acesso aos equipamentos necessários para esses encontros. Com isso, temos essa carência na participação de voluntários que estão conosco há bastante tempo”.
Voluntários
Belonice explica que, para fazer parte da Ecobé, é importante que o voluntário se interesse pela causa ambiental. O contato pode ser realizado todo através das redes sociais – @ecobeong. “Após conhecer nosso trabalho, se ela (a pessoa interessada) demonstrar interesse em se associar, começa a participar das atividades. A Ecobé se mantém financeiramente da colaboração dos seus associados, sendo que existe uma taxa simbólica paga trimestralmente a partir do momento que a pessoa se associa. A contribuição não é obrigatória, pois os interessados podem participar de nossas causas também como colaborador voluntário” comenta.
Uma das atividades que o grupo pretende voltar a realizar em breve, é o projeto Ecobé na Praça. De acordo com Elisabete, a programação gera visibilidade para a ONG pela circulação de pessoas no espaço. “Também é neste momento que podemos entender as demandas individuais das pessoas e explicar de forma mais clara a nossa atuação em Arroio do Meio e Vale do Taquari.”
Histórico
Criada em 2000 na cidade de Arroio do Meio, a Ecobé surgiu através da união de um grupo de montanhistas, estudantes de biologia e outros interessados na causa ambiental. A ideia inicial era transformar o Morro Gaúcho em uma área de preservação devido às diversas ameaças que o local sofria. Ao longo dos anos, o grupo foi fazendo campanhas para arrecadação de fundos, distribuição de materiais explicativos para ilustrar o trabalho além da participação da ONG em eventos e o apoio às causas ambientais.