Com a finalidade de expor o estágio atual em que está o projeto da UTI do Hospital São José, a Administração de Arroio do Meio promoveu na segunda-feira, 28, no gabinete do Executivo, uma reunião entre empresários e representantes de municípios que utilizam os serviços da casa de saúde arroio-meense.
Além disso, o ato teve como propósito convencer os gestores e empresários presentes sobre a importância de dar continuidade à obra, por parte do poder público e do setor privado. O prefeito Danilo Bruxel agradeceu pela presença de todos e destacou a dimensão da construção da UTI, tanto para o município como para a região. “É um projeto que merece toda a nossa atenção. Se estivesse pronta, já teria salvado muitas vidas. Temos que unir forças e conseguir recursos para finalizar esta obra, lembrando que as especialidades já oferecidas ficarão ainda melhores e com profissionais mais qualificados, aprimorando ainda mais o atendimento para a comunidade”.
Na ocasião, o presidente da Comissão Arroio do Meio Pró-UTI, Joner Kern explanou sobre o andamento da obra e os próximos passos que incluem a busca de recursos para mobiliário, gerador, transformador e parte elétrica para levar adiante o funcionamento do espaço que contará com 10 leitos. Os valores desta etapa devem passar de R$ 800 mil.
O empresário Gilmar Borscheid ressaltou que atualmente há cerca de 348 mil habitantes distribuídos nos municípios que o hospital arroio-meense atende. Segundo ele, se for projetado o aumento da população em torno de 3% a 4% ao ano, em 10 anos a população será de 40% a mais, ou seja, 450 mil pessoas. “Tudo o que estamos fazendo já é pensando na demanda, assim como se preparar e se estruturar cada vez mais, até porque nossa região está virando um polo. Temos de nos prepararmos para essa diversidade, tanto da indústria como do comércio, sem esquecer da universidade que a cada ano forma vários profissionais na Medicina e é preciso dar condições de trabalho para essas pessoas”.
O prefeito de Travesseiro, Gilmar Southier afirmou que o município depende 100% dos municípios vizinhos. “Já tivemos muitas situações de necessidade de UTI e sempre fomos muito bem atendidos. Com certeza seremos parceiros para ajudar e auxiliar de alguma forma a dar continuidade ao projeto”.
Ainda participaram do encontro, a vice-prefeita Adriana Meneghini Lermen, o secretário de Administração, Áurio Scherer e o secretário de Saúde, Gustavo Kasper, representante do Hospital, Niúra Rodrigues da Silva, o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Arroio do Meio (Acisam), Adailton Cé e Amanda Borscheid.
Pelos municípios, se fizeram presentes o secretário de Saúde de Travesseiro, Júnior Weizenmann; o secretário de Saúde de Capitão, Esmael Gerhardt; o prefeito e secretário de Saúde de Pouso Novo, Moacir Severgnini e Leandro Markmann, respectivamente e o vice-prefeito de Forquetinha, Grasiani Gali.
Atualmente o Vale do Taquari tem 20 hospitais com 1.187 leitos hospitalares, dentre eles, 30 leitos de UTI adulto, 17 leitos de UTI neonatal e 4 leitos de UTI pediátrica.