NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Marques de Souza alcança a melhor avaliação regional no índice de cidades sustentáveis

    13 de outubro de 2025

    Serviços Urbanos intensifica ações e melhorias no município

    12 de outubro de 2025

    Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

    11 de outubro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025
      Recent

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025

      Luana Meyer Kramer é campeã e melhor jogadora do Festival Voley de las Sierras

      13 de setembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » TRANSMISSÕES DOS ATOS LEGISLATIVOS
    Resenha do Solano

    TRANSMISSÕES DOS ATOS LEGISLATIVOS

    adminBy admin9 de agosto de 2021Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Recentemente um grupo de cidadãos me questionou por que as sessões do Legislativo arroio-meense eram uma das poucas sem transmissão ao vivo, sendo que municípios menores disponibilizam isso para suas comunidades.

    O diretor da Câmara de Vereadores, Paulo Volk revelou que transmissões têm custos estruturais e operacionais, e que precisam ser eficientes e de qualidade, para cumprir com a finalidade de comunicar bem os cidadãos e passar uma imagem positiva dos atos legislativos. O que não estaria ocorrendo em alguns municípios, que contrataram a tecnologia de forma muito precipitada. Além de não ter o feedback esperado.

    Na Legislatura de 2016/2020, o Legislativo arroio-meense fez investimentos na informatização de deliberações e votações, dando mais celeridade e menor despesa aos atos, e no portal da transparência. Só não avançou mais, pois em decorrência da pandemia, repassou a pouca verba interna que dispunha, para auxiliar na construção da UTI do Hospital São José e no combate à estiagem.

    Antes do investimento na transmissão das sessões on-line – que pode implicar na mudança de mobiliário ou contratação de operadores – a Casa irá fazer uma manutenção no sistema de som, que está precário, e em muitas ocasiões gera desconfortos com ruídos, microfonia, sem falar no risco de interferir nas gravações. A melhoria está cotada em R$ 12 mil.

    Um dos termômetros para transmissões on-line foi a final do Campeonato Municipal de Futebol Amador – o superbowl local – que teve pico máximo de aproximadamente 100 pessoas assistindo simultaneamente. Na política, assim como outros assuntos mais sérios, a tendência é de que o número seja muito inferior. Até porque o rito do regimento interno é conservador, não é dinâmico e não tem apelo midiático que proporcione audiência. Imagina quando a dupla Grenal voltar para a Libertadores com tudo.

    Às vezes as pessoas entendem que os políticos devam agir como super-heróis e acabam se decepcionando quando os veem em ação. Lembrando que suas atribuições são muito limitadas, especialmente dos legisladores que ficam restritos, basicamente, a dizer sim ou não, sem poder criar despesas e etc.

    Eles foram escolhidos pela maioria da população. Os critérios até podem ser questionáveis, mas assim também escolhemos outras preferências na vida. Nós nos damos pouco espaço na rotina para contestação, pois nos apegamos mais à energias positivas e à paz.

    Ainda assim, ao longo da história, os edis ajudaram muitas empresas e inciativas guarda-chuva a se solidificar, em ‘parcerias ganha-ganha’ que consequentemente ajudam outros negócios e profissionais a expandir, entre eles, eventuais contestadores do sistema, como nós da imprensa somos a cada pouco. Num município com quase 94 anos, não é tão simples romper com o passado institucional e cultural.

    Não quero puxar brasa para a imprensa tradicional, mas por um custo muito baixo, praticamente voluntário e de forma isenta, disponibilizam o suprassumo dos debates e decisões, que pode ser conferido nas reportagens em minutos ou segundos de leitura, sem comprometer a quarta-feira sagrada de ninguém. E se a pauta for importante, a Câmara não é tão longe para se ver de perto.

    Enquanto profissional, não me importo em dividir o espaço com as transmissões virtuais, ou até com um rompimento das instituições públicas com a mídia tradicional. Eu sei fazer muitas outras coisas, que até podem dar mais dinheiro e há outras formas de se conseguir ficar perto das celebridades da comunidade, que é o principal motivo pelo qual atuamos com comunicação (ironia).

    Só que, hoje, já falta jornal pra limpar vidros, fazer fogo e para o cocozinho dos pets. Sem falar que a leitura de textos com mais de ‘cinco linhas’, é fundamental para desenvolvimento de capacidade de intepretação, raciocínio e questionamento e, consequentemente, oportunidades na vida. Qualquer coisa, ainda podemos virar bandidos. Aqui no Brasil ninguém vai preso, e os advogados iriam amar. E, quem sabe, fazer vídeos no TikTok com tornozeleira eletrônica. Muitas visualizações e ego preenchido.

    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Denuncismo

    26 de abril de 2024

    Daer não participa da inauguração da ERS-482 em Arroio Grande

    19 de abril de 2024

    Polêmica do trecho não asfaltado da ERS-482

    12 de abril de 2024

    VRS-811

    28 de março de 2024
    Não perca

    Marques de Souza alcança a melhor avaliação regional no índice de cidades sustentáveis

    13 de outubro de 2025

    O município de Marques de Souza foi destaque regional no Índice de Desenvolvimento Sustentável das…

    Serviços Urbanos intensifica ações e melhorias no município

    12 de outubro de 2025

    Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

    11 de outubro de 2025

    Caminhada das Sombrinhas e Noite Rosa mobilizam comunidade pela prevenção ao câncer de mama

    10 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Marques de Souza alcança a melhor avaliação regional no índice de cidades sustentáveis

    13 de outubro de 2025

    Serviços Urbanos intensifica ações e melhorias no município

    12 de outubro de 2025

    Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

    11 de outubro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Marques de Souza alcança a melhor avaliação regional no índice de cidades sustentáveis

    13 de outubro de 2025

    Serviços Urbanos intensifica ações e melhorias no município

    12 de outubro de 2025

    Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

    11 de outubro de 2025

    Caminhada das Sombrinhas e Noite Rosa mobilizam comunidade pela prevenção ao câncer de mama

    10 de outubro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.