Medicamentos terão elevação de de até 5,6% neste sábado e as 11 de Arroio do Meio, devem aderir ao reajuste. Em todo o Brasil, os remédios devem subir a partir deste sábado, dia 1º de abril. A projeção de aumento é do Sindicato das Indústrias Farmacêuticas (Sindusfarma).
O aumento pode atingir cerca de 10 mil medicamentos
A estimativa foi feita com base nas regras Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), órgão da Anvisa, que tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fatores de produtividade e de ajustes de preços de cada setor.
De acordo com farmacêuticos que atuam em estabelecimentos da região os reajustes foram inferiores ao de anos anteriores. Entretanto, um estudo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) aponta que o teto dos preços dos remédios não impede reajustes abusivos.
O Idec recomenda que o consumidor, primeiro de tudo, pesquise preços e avalie a participação em programas como Farmácia Popular que pode dar desconto de até 90% em alguns medicamentos. O reajuste nos remédios é feito anualmente, a partir de 31 de março, pela (Cmed).
FARMÁCIAS
Arroio do Meio conta com 11 farmácias privadas sendo nove na rua Dr. João Carlos Machado. Marques de Souza tem três farmácias. Capitão e Pouso Novo, duas cada. E Travesseiro uma.