No dia 7 de abril, o Cenário da Lagoa, no Distrito de Forqueta será palco do espetáculo ‘A Paixão de Cristo’. A encenação que conta os últimos momentos e a via sacra de Jesus Cristo ocorrerá às 20h aos fundos da Igreja São Vendelino. Antes, a partir das 19h terá apresentações artísticas e musicais no local. A programação ocorre há 26 anos.
Conforme o coordenador do Núcleo de Cultura de Arroio do Meio, Paulo Roberto Haas, neste ano, cerca de 100 voluntários participam da encenação sendo que 90% são pessoas da comunidade e o restante atores de outras regiões. Elas se disponibilizam a participar e a contar em forma de atuações os últimos momentos de Jesus na terra como a última ceia com os apóstolos, os interrogatórios de Herodes e Pôncio Pilatos e a crucificação. Com cerca de duas horas, os ensaios para a peça começaram no mês de fevereiro.
Haas destaca que o evento é a arte unida com a fé. O objetivo é proporcionar o espetáculo para um público diversificado por meio de um resgate histórico e religioso de uma das principais figuras do povo cristão, além da simbologia, abrangência e importância na formação do contexto social humano.
“Temos muito orgulho e veio crescendo de forma gradual. A ideia é trazer uma reflexão para a comunidade no período.” A entrada é gratuita, mas quem desejar pode fazer a sua doação. O valor será utilizado para pagamentos de despesas de sonorização, cenário, iluminação e montagem dos equipamentos. No ano de 2018, estiveram presentes cerca de seis mil pessoas e um público semelhante é esperado para esse ano.
COMO TUDO COMEÇOU
A ideia de realizar o espetáculo em Forqueta surgiu da comunidade nos anos 90. De acordo com Haas, o espetáculo cresceu com o passar dos anos e hoje já é tradição para o distrito, município e região. A ideia era preservar a forte simbologia da Páscoa e contar a história de Jesus, filho de Deus, que queria pacificar a terra e deixou ensinamentos que se perpetuaram como “Amai-vos uns aos outros e não faça aos outros aquilo que não querem que façam a ti”.
Inicialmente, nos primeiros anos, a programação era para as pessoas que residiam na localidade e nas proximidades e ocorria no campo de futebol do clube da localidade. Na época, não se tinha preocupação com a originalidade das vestimentas, linguagens e cenário.
A partir dos anos 2000, houve avanço e foi possível a efetivação de um novo local ao ar livre onde ocorre a apresentação atualmente. O local também passou a ser forte referência turística para Arroio do Meio. Também houve evolução na apresentação como um todo.