O mês de abril é dedicado a lembrar a importância da inclusão e respeito à pessoas de espectro autista. Para isso, a Prefeitura de Arroio do Meio iluminou prédios públicos que se destacam à noite para chamar atenção à causa. Quem passar pela Praça Flores da Cunha e a Rua de Eventos, vai poder visualizar a iluminação.
Neste abril, a atenção à causa ganha relevância em Arroio do Meio também nas entidades.
Para marcar do Dia do Autismo, no sábado, dia 1, a Associação PROTEA (antiga ONG Coração Azul) promoveu atividades na Alliance Jiu Jitsu. A neuropsicopedagoga Raquel, abordou o assunto ‘Autismo e a ordem do amor”. Destacou a importância da família para apoiar aquele que é diagnosticado com o transtorno e o impacto do diagnóstico na vida dos pais. “Pensamos em um momento acolhedor e de descontração para as famílias, que precisam ser ouvida. Eles querem compartilhar suas lutas, sonhos e desafios”, destacou Eliana. O próximo passo serão realização de eventos e ações para angariar fundos. A ideia é realizar um projeto nas escolas do município.
Também foi eleita a diretoria. Eliane Pereira Duarte é a nova presidente. Ela quer realizar eventos e angariar fundos para realizar projetos nas escolas do município conscientizando e falando sobre autismo para pais e alunos. No dia, foi aprovado o estatuto da entidade, sob o olhar e a presença da secretária de Educação, Iliete Winck e a vice-prefeita Adriana Menghini Lermen.
GRAUS DE AUTISMO – Em relação ao autismo, Eliana lembra que existem graus que determinam o nível de comprometimento da pessoa no que diz respeito à capacidade de se relacionar com o meio externo e de se comunicar. “Há ainda outros transtornos associados ao autismo como epilepsia, Transtorno Opositor Desafiador, TDAH e também altas habilidades.” De acordo com ela, apesar do diagnóstico parecer assustador para as famílias, o autismo é uma condição humana que, quando tratado desde cedo, uma pessoa pode desenvolver ao máximo as suas potencialidades”.
I