– O clima tenso causado pelo massacre numa escola em Blumenau/SC, durante a Semana Santa, ficou ainda mais pesado em Arroio do Meio, após o subprefeito de Forqueta, Aristides Kölzer, ser vítima de uma facada na Rua de Eventos, na noite de 5 de abril. A agressão ocorreu instantes depois dele ter acompanhado a sessão ordinária da Câmara de Vereadores, juntamente com um amigo.
Ambos, decidiram deixar os carros nas imediações da Praça Flores da Cunha, e ir a pé até a antiga lancheria do Polako, degustar um xis burger. Durante o trajeto foram surpreendidos por um menor de idade, que levantou a camiseta e mostrou uma faca. Eles se olharam e riram, pois não souberam como reagir. Em tons mais agressivos o jovem questionou: “do que vocês alemães estão rindo” e deu facada nas costas de Aristides, que disse para seu amigo: “corre”.
Artistides correu até a prefeitura onde havia concentração de políticos. Seu amigo contornou a quadra do Banco do Brasil, se trancou no banheiro de um posto de combustíveis e chamou a polícia. O menor foi detido nas imediações de um posto.
No Boletim de Ocorrência feito na Delegacia de Polícia de Plantão em Lajeado (DPPA) consta que a facada teve origem num surto sem motivos específicos. Não foi tentativa de assalto e vingança, segundo boatos. Aristides passa bem. “Nunca o vi”, disse.
Ainda a respeito do ‘momento de violência’, autoridades policiais foram muito claras na responsabilidade em que a sociedade precisa ter na forma como são difundidas informações sobre insegurança, pois podem estimular a violência reprimida entre jovens e outros comportamentos agressivos entre todos (PÁGINA 09).
As pessoas esclarecidas precisam ter responsabilidade em não estimular o medo e pânico na solução das mais diversas demandas. Muitas podem ser resolvidas sem alarde, só com as partes interessadas. São outros tempos. Desfechos podem ser mais trágicos do que os boatos sobre A Kombi dos Palhaços, Velho do Saco e fofocas políticas, feitos na década de 1990.
MÁQUINAS NA VRS-811 – Chamou atenção na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Arroio do Meio (páginas 10 e 11), a preocupação dos moradores trazida por Nelson Paulo Backes (PDT), com a saída das máquinas da Conpasul, do canteiro de obras da VRS-811 entre Forqueta e Cairu. Ele pediu informações e providências.
Conforme travesseirenses algumas máquinas foram direcionadas pontualmente a Três Saltos Baixo, onde há uma obra mais avançada em termos de sub-base.
Preocupado, o assessor parlamentar Sidnei Eckert, esteve em Porto Alegre com o Diretor Geral do DAER, Luciano Faustino, solicitando uma audiência para os prefeitos de Arroio do Meio e Travesseiro, para a obra ser concluída até o final do ano, conforme o cronograma inicial. “Foi uma atitude preventiva”, afirmou Eckert.
TRAVESSIA SOBRE O ARROIO JARARACA RECEBE PROTEÇÃO – Atendendo a uma reivindicação dos moradores da rua Alagoas, em São Caetano, levada até o vereador José Elton Lorscheiter (Pantera), a Administração Municipal, por meio do departamento de Serviços Urbanos, trabalhou nas últimas semanas na construção de uma proteção de madeira no arroio Jararaca.
A medida foi tomada a pedido das famílias que moram no entorno do local. Conforme o morador Ito Graff, em dias de chuva o fluxo de água do arroio aumenta consideravelmente, se tornando perigoso para quem transita pelo local. “A maior preocupação dos pais era de as crianças caírem no arroio e acontecer algo mais grave”.
CONCESSÃO DA ERS-130 – O secretário de Administração de Arroio do Meio, Áurio Paulo Scherer, aguarda posicionamento do secretário estadual de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, para novas tratativas em torno da concessão da ERS-130, com a região, para execução de obras viárias. Segundo ele, o município deixou a EGR em ‘Stand By’ pois o governo estadual prometeu a duplicação da rodovia, no Programa Avançar RS. “A cada dia aumentam os prejuízos”.
ASSOCIAÇÃO QUATRO PATAS – No próximo sábado, a Associação Quatro Patas de Pouso Novo realizada jantar baile no CTG Tropilhas da Serra. O evento terá animação do grupo explosão musical de Lajeado. O valor do cartão é de R$ 35 por pessoa. Os lucros serão revertidos na causa animal.
EMENDA DO PAIM – No decorrer da semana o senador Paulo Paim (PT) destinou emenda de R$ 200 mil, para Atenção Básica à Saúde de Travesseiro.
FELLING E NARRATIVAS – Temos pré-candidatos que já estão acordando às 5h30 para pequenas reuniões com eleitores, para formatarem propostas e posicionamentos, para manterem um bom trabalho e terem a preferência em 6 de outubro de 2024. A estratégia é o ‘boca-pequena’ presencial. Pois fatos narrados milhares de vezes, crescem no imaginário popular. Nem todos leem jornais ou acessam notícias nos mais diversos meios de comunicação. Além da dificuldade histórica que a sociedade tem para intepretação dos fatos e confiabilidade em que lhes informa.
COMTUR DE POUSO NOVO – Nos últimos dias a empresária Alexandra Wolmann Leão, 48 anos, assumiu a presidência do Comtur de Pouso Novo. Ela é a responsável pela Eco Fraternidade Xamântica Lua Azul, estabelecida em Arroio do Leite.