Gabriel Mendes Majolo, 16, conseguiu os recursos para viajar para a Europa e disputar o Circuito Europeu Cadet Sub-18 de Judô, que ocorre na Polônia, de 16 a 25 de maio. A família do atleta esteve buscando patrocínio de empresas do Vale do Taquari para custear o valor da passagem, mas não obteve retorno. A prefeitura de Canoas, cidade em que Gabriel reside atualmente, forneceu o valor da passagem. O judoca mudou-se para a região metropolitana para ficar mais próximo da Sogipa, em Porto Alegre, clube onde treina desde os nove anos.
A etapa da Polônia do Circuito Europeu de Judô será a última classificatória para o Campeonato Mundial Sub-18, em agosto, na Croácia. É fundamental para somar pontos e ficar bem colocado no ranking nacional e conseguir a classificação para o Mundial. Gabriel foi campeão estadual em Gramado, no fim do mês de abril, e também ganhou a seletiva que formou a Seleção Gaúcha Sub-18 que irá disputar o Campeonato Brasileiro 2023 no Rio de Janeiro, de 2 a 5 de junho. Ele venceu todas as lutas por ippon.
O jovem de 16 anos nasceu em Estrela, morou em Arroio do Meio até os cinco anos, mudou-se para Lajeado onde começou a treinar judô com sete anos. Aos nove anos iniciou os treinos na Sogipa, em Porto Alegre. Desde então vem se destacando na modalidade. Gabriel vai em busca do sonho de disputar o Mundial e futuramente as Olimpíadas.