Toda a comunidade está convidada a prestigiar neste domingo, dia 09, a 5ª Feira Gastronômica Sabores da Nossa Terra de Arroio do Meio. Diversidade gastronômica e muitas atrações culturais integram o evento que será realizado na Rua de Eventos, das 10h às 17h. A feira tem como objetivo valorizar a gastronomia local.
Um total de 26 expositores entre empreendedores do ramo gastronômico estarão comercializando variedades em doces, salgados, biscoitos/bolachas, cucas, pães, linguiças, salsichões, conservas, tortas, bolos, linha integral, pizzas, entre outros. Haverá ainda a participação da Associação dos Menores de Arroio do Meio (Amam), Associação das Artesãs Arroio do Meio em Arte, roteiro turístico Entre Vales e Arroios, CDL, Liga Feminina de Combate ao Câncer e ervateira.
Atrações culturais serão apresentadas ao longo do dia para toda a família. A abertura oficial ocorre às 10h com a presença do Coral Municipal de Arroio do Meio (Comam). Às 10h30min músicos circularão pela feira, seguidos pela apresentação, às 11h30min da Orquestra Jovem do município. Às 13h ocorre a apresentação do Grupo de Danças da Terceira Idade Tempo de Ações; às 13h30min se apresenta o Grupo Folclórico Alemão Frohsinn; às 14h a Orquestra Municipal; às 14h30min o CTG Querência do Arroio do Meio; às 15h o Grupo de Danças Helmuth Kuhn; às 15h30min tem a apresentação da ACMA Schtena Big Band; às 16h dança com o professor Cristiano Silva e às 17h, o encerramento da feira com a Banda Contagem Regressiva.
A 5ª Feira Gastronômica Sabores da Nossa Terra é promovida pela Administração Municipal em parceria com empreendedores do ramo gastronômico, Núcleo Municipal de Cultura, Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e artesãs. A entrada é franca.
Expositores da Feira Gastronômica:
- CONFEITARIA DA BEA
- PIZZARIA BUSCAPÉ
- GENÉSIO HAMMES ALIMENTOS
- AGRADO INTEGRAL
- HEIMANT LAND PETRY
- TAL KAFFEE
- AGROINDÚSTRIA FAMILIAR KUNZLER
- CONSERVAS SEIBEL
- CERVEJARIA ROTA 811
- ESPECIARIAS CASEIRAS
- PADARIA D’HORA
- REQUINTE CHOCOLATTERIA
- CONFEITARIA DOÇURAS
- DONA DIVA – MASSAS E PASTÉIS
- MAMÃO COM AÇÚCAR
- PASSAIA EMBUTIDOS
- MANI UP PASTAS DE AMENDOIM
- DELICATÈ
- DELÍCIAS VITÓRIA
- SABOREVE
- CDL ARROIO DO MEIO
- ERVATEIRA CULTURA GAÚCHA
- ASSOCIAÇÃO ARROIO DO MEIO EM ARTE
- AMAM
- LIGA FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER
- ROTEIRO TURÍSTICO ENTRE VALES E ARROIOS
ESPECTATIVAS DOS FEIRANTES
– A Tortas da Bea estará fazendo sua quarta participação no evento. O foco do estande serão tortas de bolacha (porções família e unitária) e também fatias de tortas e kit salgados para comer na hora, além de caixinhas de salgados congelados. Empresa que completou oito anos, atua no ramo de festas (consumidor final e casas de festas) e na pandemia migrou, para atendimento a mercados e revenda. Hoje com sócios e colaboradores quadro está com 10 pessoas. “As expectativas em todas feiras sempre são muito boas. Utilizamos a feira para apresentar os principais produtos da empresa, pois muitas pessoas ainda não conhecem o sabor das delícias fabricadas pela empresa, muitos vem conhecer até mesmo as pessoas que fazem as delícias. O intuito da confeitaria é fazer as pessoas provar os produtos para então fidelizar para próximas vendas. Tanto na própria confeitaria quanto aos mercados que fazem a revendas dos nossos produtos na região”.
– A Chocolateria Requinte também fará sua quarta participação nessa edição. A empresa começou as atividades há 28 anos fazendo chocolates somente para Páscoa para familiares e amigos. A qualidade e bons preços dos produtos fez as encomendas expandirem para todo o Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo e Serra Gaúcha. “Trabalhamos no segmento de alimentos a base de chocolate. Nossas vendas são principalmente para o varejo e atacado, mas a empresa também possui uma loja de fábrica onde atende os seus clientes. Nesta feira estaremos comercializando as trufas, alfajores, docinhos, chocolate quente e as barrinhas de chocolate. Nossa expectativa para a feira sempre é muito boa. O público que prestigia a feira sempre é muito grande e nesta época o clima mais friozinho é apropriado para saborear um chocolate quente, uma trufa ou os demais produtos”. Atualmente a Requite conta com oito funcionários que auxiliam nos trabalhos mais a Dona Bernadete que é responsável por criar muitos produtos e também por manter a qualidade dos produtos.
– Com sede no bairro Aimoré a Delicate apresentará pudins gourmet nos sabores tradicional, chocolate dark e chocolate branco com geleia de morango, e tamanhos de 600g para compartilhar e 120g (porção individual). A empresa de Nicole Höfle e Geovane Hentges está regularizado há dois meses. “A nossa expectativa com a feira é divulgar o produto e a marca. Nossa ideia é vender em mercados e restaurantes, além da venda direta”.
– A Cervejaria Rota 811 de Bela Vista também estará fazendo sua estreia na Feira Gastronômica, apresentado chopp artesanal, das variedades Pilsen, Munique e Session Ipa. A empresa dirigida por Juliano Barcella conta com dois profissionais na produção do chopp são duas pessoas e sete colaboradores aos fins de semana.
– Com 13 anos de mercado e sob nova direção, a Especiarias Caseiras (antiga Bela Vista), estará comercializando biscoitos e divulgando a nova marca. A empresa situada na rua Juscelino Kubitschek, conta com seis funcionários e preserva receitas caseiras antigas de origem alemã de 12 tipos de biscoitos doces e cinco de salgados artesanais com produtos naturais (sem conservantes, glutamato, corante, aromas e estabilizantes), além da linha estudantil, como menos açúcar e sal para alimentação escolar, que é pioneira na Região Sul em questões nutricionais. Os administradores Eder Hammes e Jairo Bandeira, que tem longa atuação na representação de produtos de sanidade e nutrição animal, enxergaram na fábrica e receitas uma oportunidade de preservar a nostalgia e inseri-la no turismo, empórios, café coloniais e departamentos específicos de lojas de varejos. “Hoje a mão de obra responde por 64% do custo de produção, o que garante preservar aspectos sensoriais e sabores de época. Além de profissionalizar a gestão, mudamos a embalagem e implantamos praticas sanitárias rigorosas”