Recolhi em um jornal inglês uma matéria com o título acima. É um assunto de interesse permanente. Quem não quer se manter saudável? Lendo com calma, verifiquei que é possível aproveitar várias das sugestões presentes nos trinta hábitos elencados. Aqui só cabem oito. Mas já ajuda. Quer ver?
- Mascar chiclete (de preferência, sugar free). Pesquisas têm mostrado que mascar traz benefícios para a memória de curto prazo, bem como para o desempenho cognitivo em geral. Além disso, colabora com a higiene bucal, reduzindo inflamações na boca, as quais estão associadas com demência.
- Ir pra cama pelas dez da noite. As horas do sono mais reparador são aquelas entre as dez e as duas da manhã. Nessas quatro horas ocorre o pico de produção de melatonina. A melatonina regula nosso ciclo de sono e tem impacto no sistema digestivo, nos níveis de energia física, nas funções cerebrais e no humor.
- Diversificar os alimentos que consome. Cerca de 75% do nosso consumo diário de calorias vem de apenas cinco tipos de animais e de 12 tipos de plantas. Em 1850 havia 300 variedades de maçãs à venda na Inglaterra. Os homens pré-históricos comiam centenas de plantas diferentes e muitos tipos de animais. O que aconteceu foi que a nossa dieta tornou-se cada vez mais restrita. Não admira que se recomendem suplementos de vitaminas. Como sugestão, fica a ideia de aumentar o consumo de vegetais para, ao menos, 30 espécies por mês. Ou, então, consumir uma espécie diferente por dia. Uma dieta diversificada melhora a saúde, porque alimenta os milhões de micro-organismos que nos habitam e que são essenciais para a saúde do cérebro.
- Andar descalço. Caminhar descalço sobre superfícies como gramado, areia ou terra reduz o stress e promove uma sensação geral de bem-estar.
- Cultivar hábitos sociais. Nós somos essencialmente animais sociais. Isolamento é muito prejudicial para a saúde humana. Pesquisas tem mostrado que os solitários tem 20% mais chance de declínio cognitivo precoce do que os não solitários.
- Retardar o café da manhã. Quando você acorda de manhã o seu corpo remove adenosina, um composto que o faz sonolento. É melhor deixar correr ao natural esse processo de retirada de adenosina. Isso leva cerca de uma hora. Você igualmente acorda com certo nível de desidratação depois das horas de sono, então se tomar água ainda antes de comer, vai ter mais energia durante a tarde.
- Caminhar cedo de manhã. Esta é a maneira ideal de começar o dia. Uma boa noite de sono começa já de manhã. Trazer a luz do dia para dentro dos seus olhos, depois de acordar, aumenta a serotonina, que é o hormônio da felicidade. Caminhar de manhã reduz a ansiedade e aumenta a motivação, pela ação do hormônio da disposição, a dopamina.
- Ler todos os dias. A leitura melhora as funções neurológicas. Melhor ainda, ler antes de dormir. Limitar o tempo frente a telas ajuda a adormecer, a ter sono de mais qualidade e a aumentar o bem-estar.