Na última sexta-feira, dia 11, todas as agências do Sine/Fgtas do Estado do Sul Grande do Sul, estiveram iniciando uma sequência atendimentos voltados para a jovens e estudantes para intermediação de vagas de empregos, estágio, aprendizagem profissional e orientação da sobre Carteira de Trabalho Digital.
A ação era voltada para jovens com idades de 14 e 29 anos, envolve cadastro e entrevista.
Em Arroio do Meio, de acordo com a coordenadora do Sine, Jéssica Krämer, foram 10 atendimentos. Entretanto, a agência realizará cadastros, entrevistas e encaminhamentos no decorrer do mês de agostos para alunos que não conseguiram se fazer presentes na sexta-feira.
A assistente de Recursos Humano da Docile Alimentos, Maria Gorete Telöken, participou da seleção de jovens em Arroio do Meio. A empresa de Lajeado está com 20 vagas em aberto para jovens de 14 a 18 anos no turno da manhã. As vagas são para um curso de 12 meses de fabricação de alimentos e bebidas no Senai, no contraturno escolar. Os escolhidos receberão uma bolsa e transporte. O curso inicia em 5 de setembro. Outras 20 vagas abrirão no próximo mês para o periodo da tarde.
O estudante Vitor Weizenamnn, 14 anos, que cursa o 9º na da EMEF Arlindo Bach, é um dos candidatos a vaga. Esta é sua primeira qualificação técnica. “É uma oportunidade que pretendo levar para toda vida”.
Sua mãe, Márcia Lenhardt acrescente. “É uma chance importante para entrada para entrada no mercado de trabalho”, observa.
Também há vagas para o jovem aprendiz para idades de 18 a 29 anos no Posto Fórmula.
Coordenadora do Sine há quatro anos, Jéssica Krämer, revela que a procura por jovens sempre foi expressiva. Entretanto, poucas empresas desenvolviam o programa. “Os jovens já faziam o cadastro e buscavam orientações para Carteira de Trabalho Digital, mas as empresas dispunham de poucas obras”.
No momento o Sine de Arroio do Meio tem 35 vagas para 12 setores. “Neste mês há mais oportunidades no comércio, mas geralmente, a maioria é na produção das indústrias”;
SAIBA MAIS – Em âmbito estadual foram oferecidas 6.528 vagas emprego sendo 5.089 permanentes, 405 temporárias e 32 para estágio. Desse total, 74% das vagas não exigem experiência e 25% não exigem escolaridade. Por outro lado, 27% das oportunidades exigem Ensino Fundamental incompleto e 23%, Médio completo.
Das vagas disponíveis que não exigem experiência (4.865), entre as agências FGTAS/Sine com maior número de vagas está Teutônia (219). As ocupações com as maiores quantidades de ocupações disponíveis são: alimentador de linha de produção (1.518), operador de caixa (217), vendedor de comércio varejista (191), faxineiro (154) e repositor de mercadorias (122). No que tange ao setor econômico, 47% das oportunidades pertencem à indústria e 23%, ao setor de serviços. A remuneração de 47% das vagas varia de 2 a 3 salários mínimos e 23%a de 1,5 a 2 salários mínimos.
Ação Jovem
O evento faz parte da programação da Semana Estadual da Juventude. Instituída pela Lei Estadual nº 14.723, de 21 de agosto de 2015, a Semana tem por objetivo contribuir com o debate sobre políticas públicas, estimular a participação dos jovens nos espaços de decisão política, envolver a juventude em encontros, reuniões e palestras sobre temas de interesse e fortalecer a cultura de paz, promovendo os direitos humanos e as igualdades fundamentais.