Duas localidades separadas e unidas ao mesmo tempo pelo Rio Taquari. Assim é a Volta do Barreto, localizada em General Câmara e Barreto, na margem oposta, em Triunfo. A “volta” se justifica porque o rio faz uma curva no local. Já Barreto é uma homenagem a um dos primeiros médicos de Triunfo, Luiz José Ribeiro Barreto. Unindo os dois lugares estão dois atrativos, uma pequena balsa que funciona 24h por dia e a imponente ponte ferroviária construída em 1910, com 350 metros de extensão e cinco metros de altura. Erguida para fazer parte da linha ferroviária de Porto Alegre à Santa Maria a ponte carrega muitas histórias, além da passagem de trens de cargas diariamente.
Conta-se que na época da construção o engenheiro responsável pela obra, em função de um erro de cálculo no projeto, teria cometido suicídio. Na Volta do Barreto são pouquíssimos moradores que habitam por lá. Já em Barreto são cerca de 800 moradores que habitam está muito mal conservada, embora seja um prédio histórico. A localidade conta com restaurante próximo a ponte, posto de gasolina, igreja católica e comércio diversificado. De acordo com a moradora Betina Bonifácio, a localidade atrai muitos visitantes.
“A barca e a ponte fazem com que muitas pessoas, a maioria ciclistas venham para cá curtir esses atrativos e a calmaria do lugar. Também a Festa de Santa Terezinha. É muito bom morar aqui”. Responsável por conduzir a balsa há 15 anos na travessia pelas águas do Taquari, Adilson Teixeira dos Santos, comenta que o transporte de carros de um lado para o outro não é bom. “Tem épocas boas, mas agora está meio parado. Mas o bom é que temos muitas amizades por aqui. A balsa comporta quatro veículos por viagem e o custo é de R$ 13,00. Locais bem próximos aqui do Vale do Taquari e que valem a pena serem visitados.