TREINAMENTO PARA RESGATES – O bombeiro voluntário arroio-meense, motorista de ambulância e vereador suplente Fernando Kuhn, o Tudy, está divulgando e convidando interessados para participaram do Curso Internacional de Busca e Salvamento em Cheias Urbanas, que transcorre na região entre os dias 27 e 29 de novembro. O curso consiste em técnicas de intervenção em cenários de cheias e inundações urbanas conforme normas internacionais em regras da segurança individual e coletiva. Busca a formação de indivíduos capazes de responderem às situações de cheias urbanas, e capacitação operacional de técnicas simples e seguras de intervenção.
As aulas serão ministradas pelo instrutor português Francisco Rocha da Escola Portuguesa de Salvamento e a certificação terá validade internacional. O conteúdo abordará a filosofia do técnico de hidrologia de cheias e inundações; os perigos e riscos em cheias urbanas; planejamento e gestão de incidentes; comunicações e comandos verbais; buscas e salvamento em cheias botes remados em cheias; cordas de salvamento aquático; natação defensiva e ofensiva; salvamento em carros e em habitações; e formação de profissionais de emergência. As vagas são limitadas. Inscrições e informações com Fernanda 51-998978114. O local do curso ainda será definido, pois a intensão é a incursão aquática.
Lembrando que em maio de 2022, 11 integrantes da Associação de Bombeiros Civis Voluntários do Vale do Taquari, participaram de curso de especialização em Portugal e na Espanha.
GRENAL 440 EQUILIBRADO? – Na escalação entre Internacional x Fluminense, poucos conhecidos do lado colorado e muitos conhecidos do lado tricolor carioca, acostumados com decisões. Inclusive jogadores que passaram pela seleção brasileira. Talvez o Inter até jogou melhor, mas não resistiu à temporada diferenciada de Germán Cano que marcou seu 12º gol em 11 jogos disputados pela Libertadores. Mesmo assim o Inter encerra a principal competição continental entre os quatro melhores times da américa e vai para o Gre-Nal 440 em Casa, novamente diante da torcida, para buscar uma revigorada no Campeonato Brasileiro, onde figura na 14ª colocação com 29 pontos. Uma pontuação tranquila há 13 rodadas do fim da competição. Em Grenais, o colorado já conquistou 160 vitórias e marcou 595 gols. O Grêmio venceu 141 confrontos e fez 563 gols. O tricolor vai para o clássico mais descansado e está em 3º colocado no campeonato brasileiro com 44 pontos, há oito pontos do líder Botafogo do Rio de Janeiro. O jogo inicia às 16h de domingo.
COPA DO MUNDO DE 2030 – Se a Copa do Mundo de 2026 terá pela primeira vez 48 equipes e será disputada em três países, EUA, Canadá e México, a Copa do Mundo de 2030 terá um formato ainda inédito e será disputada pela primeira vez em três continentes. As sedes principais serão os vizinhos Espanha, Portugal e Marrocos, mas o jogo de abertura será em Montevidéu, no Uruguai, como homenagem à primeira edição do Mundial, disputado em 1930. Também haverá jogos da primeira rodada na Argentina e no Paraguai.
RECONSTRUÇÃO COM DESAPEGO – Muitas pessoas gostaram do belo gesto de assistência social da primeira dama Rosangela Silva que cumpriu agenda na região com ministros, prestando solidariedade e anúncios de socorro para reconstrução e economia do Vale do Taquari. Afinal o presidente Lula tinha compromisso com a posse do novo presidente do STF, Luís Roberto Barroso, que em seu discurso de posse defendeu os direitos de minorias e maior participação de mulheres e negros no Judiciário.
Pessoas com trânsito internacional como o presidente sabem que há tragédias e desafios socioeconômicos muito maiores, e do potencial de reconstrução do Vale do Taquari em comparação com outras regiões do Brasil e do mundo. Talvez é momento de reconstruir com desapego e inteligência emocional, com empatia e gratidão. Pois assim como muitos bens com valor sentimental foram perdidos na enchente, o futuro pertence a quem acredita em seus sonhos e a superação é necessária.
Em meio à benevolência, eventualmente podem ocorrer abusos de diferentes graus e envolvidos. Há mecanismos que podem ser adotados para evitar constrangimentos e auditorias para investigar a boa e má fé, enquadrar irregularidades, analisar as intenções, consequências, do teor de cada caso e punições.
Em meio ao caos, também ouvi desabafos de parte da ala feminina da política arroio-meense com o excesso de paternalismo dos partidos tradicionais e dos desafios de gênero para que um dia a cadeira do Executivo seja ocupada por uma mulher. O que já esteve mais próximo de ocorrer. Por outro lado, líderes políticos masculinos afirmam que as mulheres precisam honrar ainda mais os seus mandatos e não só ‘receber’.
Enquanto isso, Darci Hergessel será sondado por pré-candidatos de 2024 para atuar na ouvidoria pública na gestão de 2025/2028, pois ele gosta de andar no meio do povo e conversar. Resta exatamente um ano para as eleições de 2024.