
Em ato comemorativo pelos 18 anos de fundação da Vale Log, celebrados esta semana, o presidente da cooperativa, Adelar Steffler, fez um pronunciamento de agradecimento, divulgado no seu perfil pessoal. “Agradeço a Deus por nos sustentar desde os primeiros passos, quando não tínhamos clientes, crédito ou fornecedores, apenas coragem, foco e determinação para construir a Vale Log. E mesmo diante de tantas dificuldades como mudanças de governo, seca, enchentes, greves, pandemia e crises econômicas – sempre encontramos um jeito de seguir em frente, mais maduros, profissionais e unidos. Levo comigo, a fala de um cliente que disse que somos a melhor transportadora que já contratou, mas que precisamos melhorar muito, e é isso que quero para o nosso futuro: continuar a buscar o aperfeiçoamento, a qualificação e profissionalização, caminhar ao lado dos melhores e estruturar cada vez mais a cooperativa para os associados, motoristas e clientes, fornecedores , colaboradores e para nós mesmos…”
Viaturas para a Brigada Militar
A comemoração dos 188 anos da Brigada Militar foi marcada por homenagens na Assembleia Legislativa, honras militares e entrega de medalhas. A data também marcou a entrega de 216 novas viaturas para a corporação destinados a diferentes municípios do estado com um investimento de R$ 100 milhões, recursos do Funrigs. São veículos modernos, preparados para fortalecer a presença, agilidade e eficiência das forças de segurança pública. Arroio do Meio foi um dos municípios beneficiados.
Durante a cerimônia alusiva aos 188 anos, o comandante-geral, cel PM Feoli, destacou e recordou episódios marcantes da Corporação desde a participação nas peleias revolucionárias até o pioneirismo na aviação militar e na inclusão de mulheres em suas fileiras a partir de 1986, até a participação importante nos recentes episódios climáticos das enchentes de 2023 e 2024. Feoli também destacou a consolidação da Brigada como referência nacional em capacitação, com calendários extensos de cursos de formação e especialização; adoção de fardamento mais funcional e expressivo investimento em equipamentos e viaturas. Entre as aquisições nos últimos anos, enumerou mais de 15 mil novas pistolas, três mil armas de incapacitação neuromuscular, centenas de fuzis e espingardas, mais de mil câmeras corporais, mais de mil viaturas semiblindadas, e seis aeronaves (um avião e cinco helicópteros). Até outubro de 2024, segundo o comandante-geral, a Brigada superou marcas de produtividade, como a apreensão de mais de 4 mil armas, e quase 34 toneladas de drogas. Ele atribuiu os resultados à política de investimentos do governo estadual e ao respeito, à autonomia técnica das forças de segurança.

Márcia Scherer na Secretaria Estadual da Mulher
A arroio-meense Márcia Scherer, ex-delegada de polícia onde atuou por 20 anos, aceitou o convite do vice-governador Gabriel Souza (MDB) para assumir a titularidade da Secretaria Estadual da Mulher. A nomeação deve sair em dezembro. Márcia foi vereadora em Arroio do Meio na 12ª legislatura de 1997 a 2000. Concorreu a outros cargos eletivos, sendo duas vezes como candidata a prefeita em Lajeado em 2016 e 2020 e como candidata a deputada federal quando somou 28.603 votos. Ela chegou assumir como suplente de deputada por um mês.
Duplicação da BR-386 postergada até 2031?
O deputado estadual e secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento, Gilmar Sossella, encaminhou ao Ministro dos Transportes, Renan Filho, pedido para uma audiência sobre o adiamento das obras de duplicação do trecho da BR-386 entre Marques de Souza e Fontoura Xavier de 2027 para 2031. O trecho conta com uma extensão de 55km.

