Ricardo Vontobel, presidente da Vonpar recebeu na semana passada o prêmio Top Ser Humano, promovido, pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul, que agraciou outras 45 instituições. Além do foco na condução da instalação da nova fábrica de chocolates da Neugebauer em Arroio do Meio, prevista para o final do primeiro semestre de 2013, Vontobel, um apaixonado por futebol também divide sua agenda com ações voltadas para a vinda da Copa do Mundo para o Brasil em 2014. Coca-Cola é uma das patrocinadoras oficiais do evento e como franqueada da Vonpar, os preparos começam cedo.
Auditório e salão de eventos
Adailton Cé, presidente da Associação Comercial e Industrial de Arroio do Meio já recebeu aval do prefeito Eckert para uma parceria na execução do projeto de reforma do prédio da Associação Comercial e Industrial de Arroio do Meio. Pelo projeto em andamento, a parte superior do prédio atual será totalmente remodelada e a expectativa é de que até o final do ano que vem a obra esteja pronta, o que se justifica pela necessidade de ter mais um auditório disponível na cidade, com capacidade para 300 pessoas. O presidente que encerra mais um mandato no final de 2013, disse que a Acisam quer com o novo projeto, buscar e motivar mais empresas a se associar. A meta é dobrar o número de associados, atualmente em 110.
Indústria vive bom momento
Apesar das notícias recorrentes de que a indústria brasileira e mesmo gaúcha não esteja vivendo um bom momento, a indústria local, graças à sua diversidade, continuará impulsionando a economia com boas perspectivas para os próximos 10 anos. A projeção é do empresário Adailton Cé, em visita ao AT. Eventuais crises de setores específicos são rapidamente absorvidas.
Endividamento
A taxa de atraso no pagamento de financiamentos acima de 90 dias continua alta. Na semana passada o Banco Central divulgou que este percentual está em 7,9% para pessoas físicas e 4% para empresas. Os maiores calotes e atrasos estão no setor automotivo, com atraso em 6%.
Crédito
Como a taxa de inadimplência não está diminuindo cresce a cautela em relação à concessão de crédito, tanto por parte de empresas, quanto por parte de bancos Os bancos públicos são os que mais facilitam o crédito.
O executivo e o político
O prefeito reeleito Sidnei Eckert, já definiu que o engenheiro Klaus Schnack, seu atual vice, vai continuar na administração que começa em janeiro de 2013 como gerente executivo, com a responsabilidade de olhar a administração como um todo. O vice, Áurio Scherer, vai estar “mais solto”. Será o articulador político.
Abstenções e desencanto
O elevado índice de abstenções, brancos e nulos que em algumas cidades chegou a 30% expõe o desencanto do eleitor brasileiro com a política. Entre as razões apontadas pelos analistas políticos estão a corrupção, a obrigatoriedade do voto, credibilidade da classe política e também a falta de recadastramento dos eleitores, o que excluiria das listas, falecidos ou em idade de voto facultativo.
Bem com Brasília
Muitos prefeitos de municípios brasileiros se elegeram usando a bandeira de afinidade e bom trânsito com Brasília. A rigor este argumento não deveria ter tanto peso quanto tem, ou parece ter, já que a destinação dos recursos deveria seguir menos critérios políticos partidários e mais importância de projetos, obras e ações, bem como sua aplicação técnica de forma eficiente. Além do mais, o excesso de dependência de recursos do poder central, também limita a própria gestão dos prefeitos. Entretanto, é preciso reconhecer que no atual sistema político vigente, os municípios são obrigados a competir na divisão de recursos concentrados na capital federal. Quem não vai a Brasília, não barganha.
Feriadão prolongado
Prefeitura de Arroio do Meio está entre as de nove municípios da região, que parou terça e só volta segunda-feira.