A Praça Flores da Cunha, a Rua de Eventos e o salão do Clube Esportivo, estão com programação especial desde terça-feira. Hoje e amanhã ainda tem tempo para conferir o que de tão importante está acontecendo, envolvendo alunos, pais, professores da rede municipal de educação. Estamos falando da Feira do Livro que conta com a presença de 20 editoras (encerra amanhã, dia 12); o Palco de Talentos, com apresentação de peças teatrais e palestra; presença do escritor Caio Ritter ( hoje, às 8 e 9 horas); às 10 horas de hoje, palestra show com Giovane Mattiello; Mostra Pedagógica, que ocorre na Praça, ainda hoje, até as 17 horas.
Fui quarta-feira à tarde na CulturArte que envolve todas estas programações e vi muitas crianças empolgadas comprando livros, assistindo peças de teatro: pais orgulhosos e sensibilizados, apreciando os trabalhos feitos em material reciclável na Mostra Pedagógica. Tudo muito lúdico, o que vai de encontro a uma proposta de que podemos fazer a diferença e ajudar a transformar a nossa família, comunidade e município e depois, quem sabe ganhar o mundo…
Campeirismo gaúcho
Especialmente a partir de amanhã, várias programações da Semana Farroupilha que seguem até o dia 20. Em Arroio do Meio, a patroa Regina Ferreira Rodrigues convida para a cerimônia de abertura com recepção da chama crioula, para amanhã, às 10h30min, em frente ao galpão da entidade.
Educação
Em vez de dar o peixe é melhor ensinar a pescar. É um ensinamento milenar e bíblico. Não é o que aconteceu nos últimos anos no Brasil, com excessivo assistencialismo e poucos investimentos em educação. Especialmente a básica, que pode revolucionar uma nação. Para falar sobre a importância da Educação, uma oportunidade ímpar será assistir hoje a partir das 19h30min, o senador Cristovam Buarque, palestrante do 12º Seminário do Sincovat. O evento organizado pela entidade contábil ocorre a partir das 8h15min desta manhã, no Teatro do Centro Cultural da Univates, e terá como tema, Educação, a Chave para o Progresso Individual e Social.
Contas
Para fechar as contas da gastança sem medida, da corrupção, o governo estuda aumentar os impostos, sem que a medida seja aprovada pelo Congresso. Deputados e setores da sociedade protestam contra um eventual canetaço, uma verdadeira arbitrariedade. A situação do Brasil está cada vez mais instável, por conta da crise política e na falta de credibilidade no atual governo.
Aposentadorias e salários
No RS já existem doze funcionários aposentados para cada 10 servidores em atividade. Na folha de pagamento do Estado, são 304 que ganham acima do teto que é de R$ 30,4 mil, chegando até R$ 70,1 mil. Órgãos como a Brigada Militar, Polícia Civil, Secretarias do Ambiente, Fazenda e Planejamento estão entre os que recebem os maiores salários. A questão salarial do funcionalismo público municipal também começa a ser avaliada.
Coronéis
Matéria divulgada por ZH em julho informou que no pagamento da folha da BM, dos 497 coronéis inscritos, apenas 21 estão na ativa.
Carga Tributária
Em 1988, a carga tributária representava 22% do PIB. Atualmente 36%. Ou os impostos aumentaram demais, ou produzimos menos. Parece que é uma combinação dos dois fatores.