Arroio do Meio – A Administração Municipal lançou na quarta-feira, dia 25, o projeto piloto Nossa Cidade, Meu Lar. Este consiste num projeto guarda-chuva, que englobará diversas ações ao longo do ano, focadas na parte urbana da cidade. Uma das ações que já está acontecendo é a desinsetização de ruas do Centro e bairros, visando minimizar a proliferação de pragas. Outras ações que ocorrem durante o ano e devem ser ampliadas e qualificadas são as roçadas de áreas verdes; trabalho de prevenção e conscientização realizado pelas agentes comunitárias de saúde nas visitas domiciliares; limpeza geral da cidade, incluindo recolhimento de lixo seco e entulhos; dedetização e higienização das caixas d’água de escolas; Campanha de Descarte Ambientalmente Correto, entre outros.
O lançamento foi realizado na secretaria de Educação e contou com a participação do prefeito Klaus Werner Schnack, da vice-prefeita Eluise Hammes, secretários municipais e demais autoridades. O Nossa Cidade, Meu Lar é uma ação conjunta e envolve a secretaria da Saúde, Meio Ambiente, de Obras e Serviços Urbanos e tem apoio da Emater/Ascar do município.
Na abertura do evento, Eluise falou da importância do engajamento de toda a comunidade para uma cidade mais limpa e organizada. “A cidade é nossa e fica ainda mais bonita quando cuidamos dela como se fosse o nosso lar”, reforçou.
Na sequência, a coordenadora do departamento do Meio Ambiente Rose Grassi e o fiscal Ambiental e Sanitário Leonardo Dalmolin Matzenbacher apresentaram o projeto, apontando algumas ações que serão desenvolvidas ao longo do ano. Leonardo citou a desinsetização que está sendo realizada por uma empresa especializada e teve início nesta semana nas ruas do Centro e bairro Bela Vista.
O fiscal também falou sobre outras ações que estão sendo realizadas e terão continuidade ao longo do ano, a exemplo das roçadas de áreas verdes públicas, limpeza geral da cidade, prevenção e combate a pragas e mosquito através do trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Saúde e departamento do Meio Ambiente. Mencionou ainda o recolhimento de entulhos nos bairros e a campanha do descarte Jogue Limpo com Arroio do Meio. Lembrou da parceria entre Administração Municipal e Emater/Ascar no combate ao mosquito borrachudo a qual o município disponibiliza o BTI para aplicação. “Agora no período do recesso estamos fazendo a dedetização e a higienização das caixas d’água nas escolas”, observa.
Chamou atenção de condutas não permitidas e que ocorrem no perímetro urbano, como a criação de suínos, galinhas e até animais de grande porte. Lembrou aos proprietários de estabelecimentos comerciais que estes são responsáveis pelo controle de vetores nos seus comércios, bem como da lei municipal que proíbe a fixação de cartazes e propagandas em postes e no patrimônio municipal a exemplo das paradas de ônibus.
Matzenbacher pediu o engajamento da população no sentido de colaborar com as ações realizadas pela prefeitura, auxiliando nos descartes corretos dos alimentos, desinsetização de prédios e casas, limpeza adequada e constante de terrenos e áreas verdes. Finalizou pedindo que se respeite o horário de descarte de entulho, conforme o cronograma da prefeitura e pediu que a comunidade participe da campanha de descarte ambientalmente correto Jogue Limpo com Arroio do Meio.
O prefeito Schnack reforçou a importância de um esforço conjunto, comunidade e Poder Público, para alcançar êxito nas ações. “Precisamos da colaboração de todos, no cuidado com suas casas, seus pátios e terrenos, para termos uma cidade ainda mais limpa e organizada”, afirma. “O principal objetivo é a saúde e o conforto de todos”, enfatiza. “Estamos tomando uma medida emergencial, mas vamos avançar na campanha para o próximo verão, como medida preventiva e não de combate”, explica.