NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025
      Recent

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025

      SportFest 2025 é neste sábado no União

      14 de novembro de 2025

      Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

      7 de novembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Jovens aliam conhecimento técnico e oportunidade para alavancar negócios
    Especial

    Jovens aliam conhecimento técnico e oportunidade para alavancar negócios

    adminBy admin5 de outubro de 2017Nenhum comentário9 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    A realização de um sonho, a qualidade de vida e a possibilidade de altos ganhos ao assumir seu próprio negócio requer talento e faro para boas oportunidades. As boas ideias podem se transformar em possibilidades inovadoras de negócio, sendo que o perfil de novos empreendedores é cada vez mais composto por jovens inquietos, com muitos sonhos e pouco dinheiro para investir em suas iniciativas.

    Após trabalhar por seis anos em uma empresa de iniciativa privada de Arroio do Meio, o contador Gustavo Miguel Neumann mudou radicalmente sua vida. Pediu demissão do emprego e assumiu a frente dos negócios da família. Só não imaginava que daria tão certo. Os conhecimentos de setor produtivo e escritório foram imprescindíveis para tocar a nova empreitada.

    E a decisão tomada pelo jovem de 28 anos não foi em vão. Percebendo que não tinha mais perspectiva de crescimento em seu emprego, tinha a visão de que o empreendimento da família era bom e que poderia crescer ainda mais. O ramo da família Neumann está voltado para a produção de tortas, prática realizada há muitos anos pela mãe de Gustavo, Beatriz.

    Gustavo assumiu o empreendimento há três anos e meio. Após pedir demissão, estudou por cerca de dois meses o funcionamento da empresa familiar. O pai não acreditava que o negócio poderia decolar. O filho não desanimou e pouco a pouco foi mostrando aos pais que a decisão tomada há alguns anos daria resultados. Passou a aplicar na Tortas da Bea os conhecimentos adquiridos no antigo emprego e na faculdade.

    Uma das dificuldades encontradas no início foi a de convencer a mãe de que o ramo tinha potencial, mas que mudanças teriam que ser realizadas. “A sistemática dela era totalmente diferente, e isso foi complicado no início. As tortas sempre foram feitas de forma artesanal, o que foi mantido, pois é uma marca do empreendimento, além de manter a qualidade do produto”.

    Aos poucos, a produção que ocorria somente aos finais de semana, passou a se intensificar durante toda a semana. “Antes de assumir minha mãe fazia de duas a três tortas por semana e aproximadamente 20 em datas comemorativas. Hoje são cerca de 50 tortas por semana, e em datas comemorativas, passa das 100. Hoje apenas eu, meu pai e minha mãe tocamos a empresa, mas chegamos num ponto em que é preciso mão de obra para manusear o maquinário”, afirma o jovem.

    Investimento gradativo gera retorno

    Apostando no sucesso da empresa familiar, Gustavo passou a investir gradativamente na compra de equipamentos. Entre eles um gerador, 12 batedeiras pequenas – 14 no total somadas às duas que já existiam – geladeiras e uma máquina para produzir salgados. “O produto principal continua sendo a torta. Ano passado começamos com os salgados. A aquisição do maquinário otimizou nosso tempo. Antes fazíamos cerca de 500 salgados em um dia, enquanto a máquina produz mais de mil em uma hora. Agora não perdemos mais de duas horas para fazer o serviço completo”. São mais de 10 mil salgados produzidos por mês, cuja produção é feita nas segundas e terças-feiras. Os demais dias são dedicados às tortas, foco principal da empresa. São mais de 20 sabores de tortas e 10 tipos de salgados.

    Faturando em cima de tudo que foi investido, atualmente as vendas da Tortas da Bea são somente para pessoa física, mas Gustavo almeja mais. Ano que vem a intenção é ampliar essa venda para mercados, mas para isso, alguns investimentos são necessários como a refrigeração e isolamento da caminhonete, além da aquisição de uma câmara de congelamento. Além disso, pretende ampliar os municípios de venda do produto, que hoje se concentram principalmente em Arroio do Meio. “A nossa propaganda é o boca a boca. Se o nosso produto não fosse bom, o empreendimento não cresceria tanto assim. Isso é muito bom, nos dando a certeza da qualidade do nosso trabalho”.

    Todo o lucro gerado até o momento foi investido, o que para Gustavo é um orgulho. E ele não pensa em parar. A visão empreendedora o motiva muito, já que são muitas as ideias que tem em mente para fortalecer ainda mais o empreendimento nos próximos anos. Satisfeito com o sucesso e o crescimento da empresa, e feliz por ter acreditado no potencial que ela tinha, ressalta que sempre quis abrir um negócio, mas não sabia ao certo com o que trabalhar.

    “Minha vida mudou drasticamente. Hoje trabalho mais em casa, mas vejo as coisas acontecerem. Tenho certeza que a formação em Ciências Contábeis foi importante para a administração da empresa”, comemora.

    Empresa foca no propósito de contar histórias de marcas

    Anna Laura Neumann é uma contadora de histórias. A publicitária de Arroio do Meio, de 26 anos, busca através do marketing digital fortalecer e alavancar o negócio de seus clientes. Há um ano e meio abriu a Âme Storytelling, uma agência de publicidade que atua na produção de conteúdo, gestão de marcas e Marketing Digital, empreendimento que foi tomando forma aos poucos, mas com a cara da proprietária.

    Ao abrir sua empresa, Anna Laura conta que teve dificuldade de chegar ao nome. Âme: alma em francês, imperativo de amar no português e Storytelling: contar histórias. “Não vejo a Âme como uma simples agência de publicidade, mas como produtora de conteúdo que encontrou no Marketing Digital uma forma de se comunicar de maneira diferente. O nosso propósito é contar histórias de marcas que tenham alma, de empresas que amam o que fazem. Acreditamos que comunicar é conversar, é escutar, se relacionar. Hoje as marcas devem ser plataformas de encontro para pessoas que buscam conexões”, afirma a publicitária.

    O espírito empreendedor está presente em sua família há mais de 30 anos. Ao longo de sua vida, ela pôde acompanhar o esforço e o crescimento do empreendimento da família. Um convívio diário, mas que em momento algum despertou nela o interesse em dar continuidade a toda essa história. Para Anna, a empresa era de seus pais.

    Mesmo assim, Anna nunca se imaginou empreendendo por conta própria, até porque sabia de todas as responsabilidades que um negócio próprio exigia. Mas, em meados de 2014, prestes a se formar, ela viu que precisava tomar uma decisão. “Atuava como estagiária de mídias sociais em uma empresa de Lajeado. Com a formatura se aproximando, conversei com meus chefes a respeito do meu futuro na empresa. Chegamos ao acordo de que, assim que me formasse, sairia e continuaria atendendo a empresa de forma terceirizada, como freelancer”.

    Mas não era o bastante. Por um acaso da vida, a proprietária de uma loja de cama, mesa e banho de Arroio do Meio a chamou para conversar. “Ela tinha interesse em divulgar seu negócio, assim me pediu para fazer uma proposta. Eu não fazia ideia de quanto cobrar. Fiz minha oferta e ela aceitou. Sem querer, a proposta foi o estopim para o meu próprio negócio, o que fez com que eu devolvesse para a minha antiga empresa todos os clientes que eu atendia de forma terceirizada”.

    Antes de abrir a Âme Storytelling, a publicitária se via mais como freelancer, tanto que por dois anos realizou parte de seu trabalho na Anna Laura Neumann Comunicação. “Aos poucos fui entendendo que o meu negócio era uma empresa, e me encaminhava assim para o que seria a Âme, mas mesmo com a Anna Laura Neumann Comunicação eu já emitia nota fiscal, por exemplo. Sempre primei por isso”, relata.

    A ideia para criação da Âme surgiu em 2015 durante o MBA em Marketing Digital pela ESPM, momento em que se reconheceu como profissional de Marketing Digital e não apenas como publicitária.

    Confiança no próprio negócio

    “Ter confiança e acreditar que a Âme poderia entregar um bom serviço, além de passar essa confiança para outras empresas foi um dos principais desafios quando decidi abrir o negócio”, confidencia. O clique de apostar no Marketing Digital apareceu durante os estágios, quando esse mercado estava começando a crescer. “Percebi que gostava de me comunicar mais na internet do que em outras plataformas. A parte dinâmica do Facebook me fascinava, tanto que quando abri a empresa já sabia o que queria fazer e em qual segmento atuar”, frisa.

    Apesar de recente, com pouco mais de um ano de funcionamento, o trabalho realizado por Anna Laura ao longo dos cinco anos trabalhando com mídias digitais fez toda a diferença. As empresas que ela atendia antes de abrir a Âme seguiram com ela na nova empreitada. Hoje a Âme atende 18 clientes dos municípios de Arroio do Meio, Lajeado, Encantado, Estrela e Porto Alegre, gerenciando páginas no Facebook, Instagram, canal no Youtube, blog e Linkedin, com conteúdo adaptado a cada rede social.

    Entre os clientes estão pet shop, organizadora de evento, suplemento alimentar, hamburgueria, farmácia de manipulação, centro de oncologia, neurologista, confecção de moda feminina, nutricionista, sorveteria, entre outros. “Uma das políticas que adotei foi não atender concorrentes do mesmo segmento no município em que já atuo. Assim evito que a mesma ideia seja aplicada em ambos os clientes, conseguindo me dedicar completamente ao planejamento de cada marca”, explica.

    Atendendo empresas de pequeno a médio porte, Anna revela que ficou feliz pelos clientes terem acreditado em algo que era muito novo. “Amo ver o que o Marketing Digital faz com as pequenas empresas, os resultados que conseguimos alcançar com a comunicação nas redes. O interessante dessas plataformas é que elas te oferecem muita liberdade para trabalhar”.

    Apesar da insegurança inicial, Anna afirma que a Âme se encontra hoje em um patamar muito bom. “Peguei a crise em cheio, levei muitos nãos. Senti o desespero, mas com muito apoio da família e namorado procurei me manter centrada”. O rumo da empresa e os bons resultados fizeram com que Anna contratasse uma estagiária para ajudá-la, pois não dava mais conta de administrar tudo sozinha. Há três meses ela tem o auxílio da estudante de Design, Letícia Fritzen, alternativa que possibilitou trazer mais clientes para a empresa.

    “Empreender é maravilhoso, mesmo passando muito tempo pensando em trabalho. Tenho liberdade de horários, mas as responsabilidades são muito altas. Tem o ônus e o bônus. Mas acordo com alegria, pois amo o que faço e posso comunicar da maneira com que eu acredito”, afirma.

    A paixão pelo que faz é visível, pois é algo que a deixa em movimento o tempo todo e a motiva muito. Prova disso são as constantes atualizações e estudos na área. “É preciso ter credibilidade de conhecimento por trás de tudo que ofereço aos meus clientes. Busco todo o conhecimento necessário para oferecer um bom trabalho. O Marketing Digital muda muito rápido: ou você faz algo de qualidade ou fica para trás muito fácil. Prezo por fazer o melhor que eu posso, pois, minha preocupação com o resultado é muito grande”, destaca Anna Laura.

    Arroio do Meio
    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Feira Municipal da Saúde ocorre neste sábado

    7 de novembro de 2025

    Fé, memória e cuidado marcam o Dia de Finados em Arroio do Meio

    31 de outubro de 2025

    Nova ponte sobre o arroio Bravo recebe investimento de R$ 409 mil

    25 de outubro de 2025

    Ponte de Bela Vista do Fão é reconstruída

    4 de outubro de 2025
    Não perca

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    O título de Melhor Fornecedor de Limpeza do RS no Carrinho Agas é mais uma…

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.