NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Do interior para a mansão: o carisma da jovem que rompeu as barreiras da fama

    26 de abril de 2026

    Desassoreamento do arroio Bicudo avança e reforça segurança para famílias

    26 de abril de 2026

    Hidrossemeadura ganha espaço no plantio de grama

    25 de abril de 2026
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Caio Pace conquista Top 10 no Brasileiro de Estrada

      19 de abril de 2026
      Recent

      Caio Pace conquista Top 10 no Brasileiro de Estrada

      19 de abril de 2026

      Conhecidos primeiros resultados da fase semifinal do Campeonato da LAFA

      18 de abril de 2026

      Campeonato Abertão de Futsal inicia nesta sexta-feira

      17 de abril de 2026
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » A perda de um líder
    Agricultura

    A perda de um líder

    adminBy admin26 de outubro de 2018Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    O Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais do Rio Grande do Sul, como de resto do Brasil perdeu, no último final de semana um líder, da maior expressão, reconhecido e respeitado pela sua exemplar dedicação à Organização Classista. Ezidio Pinheiro foi dirigente do STR de Frederico Westphalen, de 1970 a 1980, quando passou a integrar a diretoria da Fetag-RS, com quem convivi por mais de seis anos, de 1980 a 1986.

    Em 1997 Pinheiro assumiu como vice-presidente da Contag, em Brasília, retornando após à presidência da Federação, sendo, a partir de 1994, eleito, por dois mandatos consecutivos, como deputado federal na Câmara dos Deputados, onde integrou importantes comissões como da Seguridade Social, de Agricultura e de Política Rural. Tornou-se coordenador do grupo parlamentar em defesa da Agricultura Familiar e Assalariados Rurais do Congresso Nacional. Ficou vinculado à direção da Federação até 2007.

    A liderança exercida por Ezidio Pinheiro no Movimento dos Trabalhadores Rurais, durante praticamente 40 anos, caracterizou-se pela firmeza em suas convicções e decisões, além de uma extraordinária capacidade diplomática em conduzir os temas de interesse da classe rural. Pois a década de 1980 foi marcante na condução da categoria, pois ali ocorreu a elaboração da atual Constituição Federal, surgiu o Movimento dos Sem Terra, a própria transformação da organização sindical, com a sua total “desvinculação” do Ministério do Trabalho a quem, até então, estava atrelado e monitorado.

    Estivemos em Brasília, em 1985, no 4º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais, com os encaminhamentos dos temas que viriam a ser contemplados na Constituição. Saúde, Previdência Social, reconhecimento da trabalhadora rural como beneficiária, garantia de benefícios não inferiores a um salário mínimo, reforma agrária, política agrícola, enfim, outras questões de interesse do pequeno trabalhador rural foram pautadas e debatidas exaustivamente.

    Citaria ainda a grande mobilização feita em torno da regulamentação de dispositivos da Constituição de 1988. A aposentadoria da trabalhadora rural foi um exemplo das manifestações necessárias. Ezidio Pinheiro, foi, acima de tudo, um dirigente sindical de propósitos, unificador e pacificador dentro de uma categoria de conflitos, de tendências e de mudanças. A sua partida é sentida e lamentada.

    Vamos às urnas no domingo?

    Nós estamos rodeados de eleitores que manifestam intenção de anularem o seu voto nesse domingo. Há de se entender a decepção, a desesperança, o descrédito dos brasileiros quanto à política em nosso país. Entretanto, se as opções que estão colocadas não são do nosso agrado, de nada adiantará “votar em branco”, pois teremos eleitos, independentemente do número de pessoas que forem às urnas.

    Se existe o entendimento de que os candidatos não são merecedores do nosso voto, vamos tentar optar pelo “menos ruim”. Caso esse não corresponder ao que esperamos, haverá nova eleição dentro de quatro anos para uma substituição. Quem se omite, não terá o direito, nem sequer, de reclamar. Analisemos as propostas, as promessas, os planos e façamos um bom uso do nosso voto.

    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Novo caso de gripe aviária em aves silvestres é registrado no RS

    6 de março de 2026

    Coordenadora do Meio Ambiente alerta para aterros e desmatamentos irregulares

    14 de novembro de 2025

    Estradas de Linha 32 e do Morro Gaúcho estão sendo alargadas

    17 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025
    Não perca

    Do interior para a mansão: o carisma da jovem que rompeu as barreiras da fama

    26 de abril de 2026

    Sair do interior rumo à cidade grande é, para muitos, um salto no escuro. Para…

    Desassoreamento do arroio Bicudo avança e reforça segurança para famílias

    26 de abril de 2026

    Hidrossemeadura ganha espaço no plantio de grama

    25 de abril de 2026

    Festival dos Sabores valoriza comunidades e cria identidade culinária

    24 de abril de 2026
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Do interior para a mansão: o carisma da jovem que rompeu as barreiras da fama

    26 de abril de 2026

    Desassoreamento do arroio Bicudo avança e reforça segurança para famílias

    26 de abril de 2026

    Hidrossemeadura ganha espaço no plantio de grama

    25 de abril de 2026

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Do interior para a mansão: o carisma da jovem que rompeu as barreiras da fama

    26 de abril de 2026

    Desassoreamento do arroio Bicudo avança e reforça segurança para famílias

    26 de abril de 2026

    Hidrossemeadura ganha espaço no plantio de grama

    25 de abril de 2026

    Festival dos Sabores valoriza comunidades e cria identidade culinária

    24 de abril de 2026
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2026 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.