A secretaria da Educação de Travesseiro começou a semana com a elaboração do Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão de covid-19. Na ocasião as diretoras da rede municipal Andresa Degasperi e Jaqueline Gross e a secretária de Educação Cristiane Neitzke, juntamente com os representantes da secretaria da Saúde (médico, enfermeiro e a responsável da Vigilância Epidemiológica), debateram aspectos relevantes do Plano de Contingência que deverá, após conclusão, ser enviado ao COE Municipal para aprovação. Salienta-se que esse plano abrangerá todos os aspectos necessários para o retorno presencial das aulas e contemplando todas as medidas exigidas. A equipe da secretaria da Educação também participou da reunião do Comitê Gestor da covid-19, onde foi debatido a situação da pandemia no município, providências que deverão ser tomadas conforme a classificação de bandeiras e ajustes necessários.
Outro assunto ligado a secretaria da Educação foi a aprovação do projeto de lei que define a realização do IV Concurso Fotográfico “Janelas na Quarentena”, tema esse propício para o atual momento, onde as pessoas passam a maior parte do tempo em suas casas. “O concurso já está sendo realizado desde 2017 e a cada ano é possível perceber um maior número de participantes, o que é motivo para darmos continuidade ao projeto”, explicou a secretária Cristiane. Além disso, o concurso fotográfico é uma atividade que visa mostrar as belezas e encantos da pequena e pacata cidade, e ao mesmo tempo incentivar a população a sentir-se orgulhosa de sua terra.
Durante a semana também foram planejadas e organizadas formações para professores através da parceria do G5 da Educação, programa A União Faz a Vida e Educação Financeira, que realizou encontro presencial na tarde de quinta-feira, ministrado pela professora Elisabete Penz Beuren em parceria com o Sicredi Integração RS/MG, com momento de partilhas pedagógicas e materiais com as professoras do 4º e 5º ano da Escola Pedro Pretto. O município de Travesseiro foi contemplado neste ano com uma formação para gestores da rede municipal e estadual com a duração de 20 horas divididas em cinco módulos com assessoria pedagógica da professora Janice Schmitt através APE/Univates. O primeiro encontro on-line aconteceu nesta quinta-feira, dia 30. Também foram organizadas atividades com nutricionista, que vai ministrar na próxima semana uma formação de boas práticas com as serventes da rede municipal de ensino.
A secretaria da Educação também registrou na segunda-feira, dia 27, a entrega e recolhimento de atividades domiciliares dos alunos da rede municipal, após uma interrupção de 15 dias, período concedido de férias para os professores. Para tanto, os professores voltaram ao planejamento e organização das atividades (correção de cadernos e trabalhos recolhidos anteriormente). As serventes também estão organizando os espaços escolares e materiais nos educandários.