NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    O Mestre da Cor : pintura de grandes edifícios e residências

    1 de maio de 2026

    Duas décadas e meia transformando madeira

    1 de maio de 2026

    Seguindo os passos do pai, Kélvin Liesenfeld encontra vocação na construção civil

    1 de maio de 2026
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Caio Pace conquista Top 10 no Brasileiro de Estrada

      19 de abril de 2026
      Recent

      Caio Pace conquista Top 10 no Brasileiro de Estrada

      19 de abril de 2026

      Conhecidos primeiros resultados da fase semifinal do Campeonato da LAFA

      18 de abril de 2026

      Campeonato Abertão de Futsal inicia nesta sexta-feira

      17 de abril de 2026
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » As escolas cívico-militares
    Greicy Weschenfelder

    As escolas cívico-militares

    daianeBy daiane28 de julho de 2023Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Recebo com muita tristeza a proibição, por parte da esfera política federal, sobre a proibição do funcionamento das escolas cívico-militares. Tantas coisas para mexer, fechar; mas não vão lá e mexem em algo que dizem ser do outro governo e- que diga-se de passagem- está dando certo. Tanto é que existem no Rio Grande do Sul as escolas mantidas pelo Exército Brasileiro e as outra pela Brigada, ambas têm esse modelo cívico militar em sua essência, qual seja, uma formação voltada ao senso crítico e valores que contribuem para a formação de um jovem com responsabilidades na sociedade. Além disso, vale ressaltas que as escolas, aqui no nosso estado, figuram sempre nas primeiras colocações, como Enem. Em educação as coisas não podem ser via decreto. Tem que escutar, analisar e ver de perto.

    Tomei conhecimento desse modelo de escola, na época que fui Secretária de Educação do  município de Encantado, na gestão do falecido Adroaldo Conzatti. Lemos muito a respeito, fomos conhecer algumas cidades que tinham implantado o modelo. Quero ressaltar que é diferente da famosa e tradicional Escola Tiradentes, de Porto Alegre, mas os valores e os objetivos são muito parecidos. A disciplina é uma palavra-chave e os alunos são educados a cuidar do patrimônio, conhecer os símbolos do país, e em sala de aula predomina muito o respeito. Uma figura que faz toda a diferença é a presença de um monitor que pode ser um soldado da reserva, ou alguém do Exercito e fora da sala de aula dá as coordenadas para a manutenção da ordem, do zelo pelo patrimônio e valores de cidadania. Tanto que essas escolas, muitas vezes são sugeridas para lugares com vulnerabilidade social.

    Poderia ficar discorrendo laudas e laudas sobre ao assunto, mas vou ter que resumir ao máximo e me fazer entender. Numa escola cívico-militar, então, há a presença de um militar-que pode, inclusive não estar mais na ativa para representar aquela pessoa que cuida do pátio, da entrada e saída dos alunos e, especialmente, as tradicionais filas para entrar e esperar o professor dentro da sala de maneira cordial e calma. O hino é entoado todos os dias e a escola é cuidada pelos alunos, tendo também como ideias a horta no espaço escolar que alimenta os próprios alunos.

    O uniforme também chama atenção nessas escolas. Todos os alunos uniformizados e muitas vezes acontece por meio de parcerias público-privadas. E, lembro que na época, o que chamou  nossa atenção foi justamente isso, pois a ideia (que infelizmente por lá não vingou) é uma escola assim em bairros de maior vulnerabilidade social para que não haja preconceitos de raça, gênero, roupa e afins. E que a segurança predomine, ainda mais nos tempos atuais de chacinas e afins.

    Vimos muitas dessas escolas com parcerias-público privadas com empresas, para que os filhos de seus funcionários estudassem lá e, dessa forma, a empresa patrocinava o uniforme e muitas delas também, no turno da tarde, ofereciam oficinas para que os alunos saíssem da escola já com uma formação profissional.

    Os pais são livres para escolherem a escola e o modelo de escola que quiserem. Isso é livre; uma decisão de família. Quanto mais opções tiverem, melhor será. Escola é educação e educação é tudo; forma seres pensantes, educados e inteligentes. Não dá para mexer isso e nisso por política. Vamos conversar mais sobre escola cívico-militares. Tenho muito mais a comentar.

    daiane

    Postagens Relacionadas

    Família: bem precioso

    30 de abril de 2026

    A você, nosso Giba Jasper

    24 de abril de 2026

    Os nossos jovens

    17 de abril de 2026

    A terapia da cozinha ou não?!

    10 de abril de 2026
    Não perca

    O Mestre da Cor : pintura de grandes edifícios e residências

    1 de maio de 2026

    Melhores oportunidades de trabalho e uma cidade tida como “boa e tranquila para se viver”,…

    Duas décadas e meia transformando madeira

    1 de maio de 2026

    Seguindo os passos do pai, Kélvin Liesenfeld encontra vocação na construção civil

    1 de maio de 2026

    Trabalhando desde criança pela família

    1 de maio de 2026
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    O Mestre da Cor : pintura de grandes edifícios e residências

    1 de maio de 2026

    Duas décadas e meia transformando madeira

    1 de maio de 2026

    Seguindo os passos do pai, Kélvin Liesenfeld encontra vocação na construção civil

    1 de maio de 2026

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    O Mestre da Cor : pintura de grandes edifícios e residências

    1 de maio de 2026

    Duas décadas e meia transformando madeira

    1 de maio de 2026

    Seguindo os passos do pai, Kélvin Liesenfeld encontra vocação na construção civil

    1 de maio de 2026

    Trabalhando desde criança pela família

    1 de maio de 2026
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2026 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.