A situação habitacional e de infraestrutura pós-enchentes ganha novos desdobramentos em Arroio do Meio. Em visita à redação do Jornal O Alto Taquari na segunda-feira, dia 3, o coordenador de Planejamento, Rodrigo Valentin e o engenheiro Aldir De Bona, da Secretaria de Planejamento, apresentaram os avanços e próximos passos nas ações que envolvem moradias e reconstrução de pontes no município.
Na área da habitação, será aberto nos próximos dias o processo licitatório para a elaboração do projeto técnico da infraestrutura das 104 moradias que serão executadas pelo Governo do Estado e Ministério Público. “Esse projeto contempla a abertura do loteamento, arruamento e a instalação das redes de energia elétrica, água e esgoto. A execução das casas será feita em uma segunda etapa, também por meio de licitação”, explica Valentin. As unidades serão construídas em uma área desapropriada pelo Estado no bairro Medianeira.
O técnico também informou que está em fase de preparação o projeto para a construção de 294 moradias voltadas às famílias atingidas pela enchente de 2023, com recursos da Defesa Civil Nacional. “A equipe da secretaria está finalizando os projetos técnicos. As casas serão erguidas em uma área da Mitra Diocesana”, destacou. O valor por unidade habitacional foi reajustado de R$ 150 mil para R$ 180 mil, permitindo que o município licite não apenas as habitações, mas também toda a infraestrutura — incluindo abertura e pavimentação de ruas, além de redes de energia, água e esgoto.
Nesta semana, iniciaram as obras de limpeza no bairro Dom Pedro II, onde serão construídas 200 unidades habitacionais com sistema de moradias sobrepostas. O empreendimento integra programas habitacionais do governo federal. Toda a infraestrutura e execução das obras ficará a cargo da empresa Telesil, de Alagoas.
Além das moradias, a prefeitura também atua na reconstrução de pontes destruídas pelas enchentes. No total, serão seis novas pontes executadas com recursos da Defesa Civil no Vale do Arroio Grande. Duas já foram concluídas — no Morro Tico-Tico e na rua Calipau. Segundo o engenheiro Aldir De Bona, outras duas pontes estão em construção no distrito de Arroio Grande, garantindo o acesso a diversas famílias.
Outra importante intervenção que está sendo projetada é a ponte na rua João Antônio Rauber, nas proximidades da antiga Calçados Majolo. “Essa obra deve contar com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur). O projeto prevê uma ponte dupla, mais alta e mais larga, já preparada para um futuro asfaltamento da via”, explica.


