Em 14 dias estaremos no terceiro mês do ano e a sete meses das eleições municipais. Muitas definições deverão ocorrer nos próximos dias. O que parece definido é a disposição do atual prefeito Sidnei Eckert (PMDB) concorrer à reeleição; Danilo Bruxel concorrer pelo PP e Lúcio Bersch pelo PV, se apresentando como novidade, preferindo fazer um trabalho independente. O PDT que representa a terceira maior força política em termos de representatividade em número de votos e que nos últimos 30 anos nunca deixou de concorrer à majoritária, coligado ou com candidato próprio, ainda não se posicionou oficialmente em relação às próximas eleições, o que deve ocorrer até o final de março. O presidente Ari Strapazzon disse que o único partido com o qual o PDT conversou foi com o PP, com quem poderá fazer uma dobradinha, mantendo a coligação que já existe desde as eleições passadas. Mas antes de bater o martelo, algumas arestas terão que ser aparadas porque há uma corrente que quer apostar numa candidatura própria. No geral, os partidos terão que trabalhar bastante para definir suas nominatas de candidatos a vereador. Tem sido um páreo duro, disputar votos com veteranos na política.
Tecnologia ambiental – Mestre em tecnologia ambiental, o biólogo Ari Strapazzon, além da política está focado em consultorias. Recentemente fechou um contrato de trabalho com a Yargo de Itaqui, uma granja que está alojando 75 mil suínos, tem 150 funcionários e trabalha de forma independente com o ciclo completo desde as matrizes. Strapazzon foi chamado pelo dono Alceu Cunegatto Marques para trocar o sistema de tratamento de lagoas pela tecnologia de compostagem, na qual é especialista.
Sol, integração familiar e show musical
Repercutiu muito positivamente na comunidade o evento em comemoração aos 45 anos do jornal O Alto Taquari, no último domingo à tarde e início da noite. As atrações com espaço para talentos locais com as manas Nicole e Natália Grassi e Betânia Bersch e Paloma Linck e o show do Barbarella, que muita gente não via se apresentar desde a inauguração da Rua Coberta em 2008, animaram o grande público.
Depois do sucesso da comemoração, só nos resta agradecer aos nossos assinantes, anunciantes, amigos e comunidade em geral que prestigiaram o evento, assim como todos os parceiros da promoção, (ervateiras Gaúcha da Serra, Valério, Brinquedoteko, diretoria do União de Arroio Grande, ao pessoal da prefeitura de Arroio do Meio que se envolveu na montagem da infraestrutura, aos colegas de imprensa da Rádio Emoção pela divulgação e comunicação no palco, à BM) e à equipe da casa, assim como muitos colaboradores que já fizeram parte da equipe do jornal e que nos honraram com sua presença.
Rua de Eventos – O evento de domingo, assim como muitas outras iniciativas que tem ocorrido na Rua de Eventos, evidenciam cada vez mais o quanto é importante este espaço para a comunidade. Inaugurada em 2008, o projeto arquitetônico de Claudia Kerbes com seus arcos e cobertura de acrílico valoriza eventos de toda a ordem. Antes mesmo antes de ser instalada a cobertura, a Praça Flores da Cunha já era apontada como local preferido dos arroio-meenses para o lazer, conforme pesquisa feita pelo AT em 2004. Por toda a importância que o espaço tem, enquanto não forem feitos novos investimentos, pequenos reparos como adequada limpeza, lixeiras maiores e padronizadas a ser colocadas em dias de maior fluxo de pessoal já fariam uma boa diferença.
Trânsito I
Após quatro anos, o limite de velocidade na BR-386, trajeto duplicado de oito quilômetros entre Lajeado e Estrela voltará para os 80 Km /h. A decisão é do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), mas somente entrará em vigor quando forem efetuadas as trocas das novas placas de sinalização, com prazo de instalação indeterminado. Os 60 Km/h permitidos e fiscalizados no trajeto foram alvo de muitas críticas e milhares de multas. O radar da Polícia Rodoviária Federal registrou num único fim de semana mais de 800 flagrados acima da velocidade permitida. Bom para o governo.
Trânsito II
Falta informação nos altos escalões sobre algumas ações que não condizem com a realidade e que o bom senso poderia facilmente corrigir. Não é chegando aos extremos que podemos resolver as questões. Aos olhos da grande maioria, foi um absurdo o recolhimento do trator e carretão de um cidadão de Lajeado que apenas cruzou a BR-386 com o pasto que garantiria o leite do dia seguinte. Pela legislação, aprovada pelos deputados, um tratorista precisa ter carteira de habilitação “C” e quando trafegar com carretão ou reboque, precisa apresentar a carteira “E”, a mesma que se torna obrigatória para quem dirige caminhão bi-trem. Desse jeito, não vai sobrar mesmo ninguém para contar história no meio rural. E vamos todos pagar muito caro por isso…
E o ano segue
Durante a semana, algumas escolas já retornaram às aulas, caso do Bom Jesus e as demais recomeçam na semana que vem depois do feriadão do Carnaval. Na segunda e terça-feira, mesmo não sendo feriado oficial, a maioria do comércio e setor de serviços estará com as portas fechadas, aproveitando para um descanso, diante de agendas já recheadas de atividades e compromissos para o ano todo.