NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Melhorias em calçadas de passeio qualificam área central de Arroio do Meio

    29 de maio de 2026

    PASSAPORTE, VISTO e EXTRADIÇÃO

    29 de maio de 2026

    GENTE QUE INSPIRA

    29 de maio de 2026
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      União e Rui Barbosa decidem título dos Titulares

      16 de maio de 2026
      Recent

      União e Rui Barbosa decidem título dos Titulares

      16 de maio de 2026

      Campeonato da Lafa define confrontos finais neste domingo

      9 de maio de 2026

      Jogos da rodada de domingo definem as primeiras equipes finalistas das três categorias

      2 de maio de 2026
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » O valor de uma comunidade
    Isoldi Bruxel - Apartes

    O valor de uma comunidade

    adminBy admin29 de março de 2012Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Na quarta-feira de manhã, o professor Roque Danilo Bersch me ligou no jornal, para lembrar alguns pontos relevantes da grande schullfest realizada nos dias 24 e 25. Disse que de todos, com quem conversou durante e principalmente após a festa, houve uma unanimidade em relação à extraordinária organização, pontualidade, envolvimento das entidades que promoveram a festa. Embora pequena, a comunidade através das famílias se superou para receber a todos com carinho, respeito e alegria, proporcionando uma bonita integração que vai ficar na história.

    Já no sábado à noite, a grande participação das crianças, jovens (muito significativa) e adultos para assistir ou ser personagem das apresentações culturais. Da missa, no domingo pela manhã, chamou atenção e comoveu o fervor das crianças, rezando, louvando e adorando a Deus numa demonstração de fé, esperança, fraternidade e amor.

    Após a missa, novamente a organização, a agilidade, em servir em curto espaço de tempo mais de mil almoços. Durante a festividade, também destaque para o serviço de segurança, estacionamento e limpeza. Enfim a festa foi uma demonstração da importância de valores como a humildade, solidariedade, alegria, honestidade, cooperação. Foi também uma reflexão pessoal e coletiva, sobre erros e acertos, mas acima de tudo sobre a importância de preservar os valores perenes que formam o caráter de cada um.

    O livro Dona Rita uma escola muito comunitária

    Para começar, as quase 800 páginas são de peso. Literalmente. Escrito por Roque Danilo Bersch e Ruy Bersch e como co-autores, Lovâni Brod Bersch, Glaci Maria Krein Trasel, Clarice Bersch, Nádia Warken e Maria Dolores Bersch, é uma obra que retrata a vida escolar e da comunidade ao longo de quase um século em um contexto histórico, geográfico, cultural, religioso e educacional. Tem muita gente no livro, o que indiscutivelmente se traduz em conteúdo porque as ações, vêm de pessoas. Dificilmente alguém vai ler o livro do início ao fim de uma vez, mas é uma obra para pesquisa. É certo que será muito interessante voltar às páginas, quantas vezes o sentido de curiosidade ou vontade de conhecer, pesquisar, e aprender estiver aguçado e posso testemunhar que há muitas informações interessantes para todas as pessoas que têm alguma ligação com a escola ou entidades que fazem parte da Dona Rita. Mas o conteúdo também é para professores, educadores, pesquisadores, historiadores, escritores, jornalistas, sociólogos, políticos. Para falar um pouco mais da obra em si, destaco as horas e mais horas de pesquisa, levantamento e revisão de dados, cruzamento de informações, disciplina e preocupação que tiveram os autores, procurando ser acima de tudo fiéis aos fatos. Muito interessantes também a dezena de depoimentos de ex-alunos com impressões sobre o dia a dia da escola e comunidade. Trouxe o meu exemplar ao qual tive direito como ex-aluna, para a Redação do AT, mas confesso a minha vontade em deixá-lo na cabeceira da cama.

    Grupo de Danças Helmuth Kuhn – 30 anos

    Com boa antecedência o Grupo de Danças Helmuth Kuhn está se preparando para festejar em grande estilo os 30 anos do grupo em 2013. Com 80 integrantes atualmente, o Helmuth Kuhn é um exemplo de sucesso e que ao longo de quase três décadas se reciclou, se renovou e se manteve unido, apesar de períodos mais difíceis. Um dos diferenciais do grupo é a apresentação que mescla teatro e dança folclórica. Quem ainda não assistiu a um espetáculo do Grupo de Danças Helmuth Kuhn pode adquirir o DVD Sangari que dá vida aos personagens Hari, Glaci, Osvald, Nenê, Linda, Dr, Bless e enfermeira. O trabalho será lançado oficialmente no dia 12 de abril no Cine clube Real de Arroio do Meio e posteriormente estará à venda para quem quiser se divertir e dar gargalhadas.

    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    Tenente Hampel retira nome como pré-candidato

    29 de maio de 2026

    Memórias, emoção e legado marcam evento festivo dos 120 anos da Sicredi Integração RS/MG

    22 de maio de 2026

    Gincana Municipal de Arroio do Meio com desfile domingo

    15 de maio de 2026

    Manifestação da comunidade escolar Guararapes

    8 de maio de 2026
    Não perca

    Melhorias em calçadas de passeio qualificam área central de Arroio do Meio

    29 de maio de 2026

    A qualificação dos espaços destinados aos pedestres segue recebendo atenção em Arroio do Meio. Desta…

    PASSAPORTE, VISTO e EXTRADIÇÃO

    29 de maio de 2026

    GENTE QUE INSPIRA

    29 de maio de 2026

    Julgar para quê?

    29 de maio de 2026
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Melhorias em calçadas de passeio qualificam área central de Arroio do Meio

    29 de maio de 2026

    PASSAPORTE, VISTO e EXTRADIÇÃO

    29 de maio de 2026

    GENTE QUE INSPIRA

    29 de maio de 2026

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Melhorias em calçadas de passeio qualificam área central de Arroio do Meio

    29 de maio de 2026

    PASSAPORTE, VISTO e EXTRADIÇÃO

    29 de maio de 2026

    GENTE QUE INSPIRA

    29 de maio de 2026

    Julgar para quê?

    29 de maio de 2026
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2026 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.