Já existe uma lei que foi aprovada em 2010 depois de ter tramitado por 21 anos no Congresso que estabelece as diretrizes para a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Em princípio, o prazo para que todos os municípios brasileiros se adequem à lei finaliza em agosto. Mas são poucos os que elaboraram seu projeto. No Rio Grande do Sul, as informações são de que nenhuma unidade municipal elaborou o seu Plano de Resíduos Sólidos. Um plano adequado envolve políticas diferenciadas para cada município de acordo com suas características e deve partir do poder público. Lixões, separação de material reciclável, coleta seletiva, saneamento básico e tratamento de água são assuntos que pautam o plano. Além de se constituir em um desafio legal, uma política correta de sustentabilidade é um desafio técnico e cultural. Ou seja: é preciso boa capacitação técnica para elaboração de um plano prático, (o assunto ainda é novo) mas ainda é uma questão de conscientização.
Política ambiental
Nestes tempos em que sustentabilidade é agenda obrigatória, o tema também deverá fazer parte da campanha eleitoral de outubro. Enquanto 15, 20, 30 anos atrás os grandes temas giravam em torno de atrair indústrias, para garantir emprego e renda aos trabalhadores, bem como creches, postos de saúde, escolas para permitir que as mães fossem ao mercado de trabalho, e atender necessidades básicas da população, as demandas atuais são diferentes. Entre elas um dos temas que ganha destaque é o meio ambiente.
Eleições 2012
O Partido Verde, que surge como alternativa no quadro eleitoral de Arroio do Meio, tem sido assediado pelos demais. PDT, PP, PMDB já procuraram os Verdes, que por enquanto se matêm fiéis na proposta firmada no ano passado em oferecer aos eleitores um projeto diferenciado, resistindo ao assédio pré-eleitoral.
Voto aos 16
Jovens que têm entre 16 e 17 anos e querem exercer o direito do voto têm até o dia 9 de maio para fazer o título eleitoral. Para tal, devem se dirigir ao cartório eleitoral, munidos de identidade e comprovante de residência. O voto aos l6 é um direito constitucional que passou a valer em 1988, por emenda do então deputado Hermes Zanetti. Esta semana, foi lançada mais uma campanha – 16 anos uma idade inesquecível no Rio Grande do Sul, uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral em parceria com Assembleia Legislativa e apoio da Agert.
Destaque no Globo Rural
Quem gosta de acordar cedo no domingo pela manhã e olhar o Globo Rural que começa às 8 horas tem um motivo a mais neste próximo programa. Pelas informações que tivemos um dos destaques serão os arroio-meenses Isabel Linck e Vitor Warken. O casal é dono da marca Linken responsável pelo envasamento e beneficiamento de produtos de conservas de pepinos, minimilho, pimenta e outros. A agroindústria está localizada em Janaúba, norte de Minas Gerais, e o trabalho é desenvolvido junto com um grupo de produtores responsáveis pelo plantio e colheita. A produção de minimilho é uma opção interessante para o produtor que pode colher o produto 60 dias após a plantação, o que garante boa rentabilidade. Produtos embalados e beneficiados com padrão de qualidade e segurança alimentar também fazem parte do mercado consumidor cada vez mais exigente, principalmente nos grandes centros.
Orquestra Municipal de Teutônia
Recebemos há poucos dias visita do músico, diretor musical e maestro Astor Jair Dalferth, acompanhado do produtor Marcos Bombardelli, que nos falou um pouco sobre o bom momento que vive a Orquestra. Fundada em março de 1983, com 28 músicos, a Orquestra de Teutônia está ganhando cada vez maior notoriedade pela sua qualidade e versatilidade musical, que inclui um repertório com as melhores canções do cinema, jazz, rock, pop rock , MPB nos seus mais variados ritmos e estilos. Sucessos de Michel Jackson, Elvis Presley, Tina Turner, Joe Cocker, Banda U2, Tim Maia, Cazuza, estão presentes no repertório da Orquestra, uma das poucas no RS em atuação, porque o trabalho, além de muita qualidade, exige altos investimentos. Desde a fundação, já realizou várias turnês pelo Brasil, incluindo RS, SC, PR, SP, MG, DF e Alemanha, onde conquistou por duas vezes o 1º lugar no Festival Internacional de Música de Grima ( categoria orquestras de sopro ( 1997) e estrangeira (2000) e as perspectivas pra este ano são as melhores. Além de dezenas de apresentações já fechadas, no decorrer de 2012, a Orquestra Municipal de Teutônia se apresenta em evento organizado pela Fundação Xuxa Meneghel no Rio de Janeiro, no dia 5 de junho. Para o segundo semestre um dos focos será a finalização de mais um DVD, com muita música pop nacional e internacional.