A inauguração da fábrica de leite em pó da Dália Alimentos, hoje em Arroio do Meio é um marco histórico importante, para Palmas, Arroio do Meio, Vale do Taquari, Rio Grande do Sul e Brasil, sob um ponto de vista social e econômico. Na data em que a Cooperativa dos Suinocultores de Encantado Ltda – Cosuel completa seus 65 anos, o empreendimento é em parte resultado de mais de seis décadas de trabalho de centenas de associados, funcionários, colaboradores, fornecedores, produtores, líderes que sempre preconizaram e valorizaram a sinergia da força do homem como agente do trabalho, do associativismo, do cooperativismo na geração de renda e bem-estar.
A nova fábrica culmina um projeto iniciado em 2008 envolvendo a instituição e poder público e comunidade. Com aporte de consideráveis investimentos que somam mais de R$ 60 milhões, as perspectivas são de ampliar a produção, ( associados e terceirizados) diversificar produtos e conquistar mercado consumidor fora do Brasil. Para tanto investimentos feitos no Programa de Sanidade Animal e laboratório de controle de qualidade na Univates são fundamentais como garantia da segurança alimentar.
Em termos de qualidade da cadeia produtiva, vale lembrar que desde o começo do ano o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento certificou a cooperativa com a Instrução Normativa número 65 que rastreia toda a produção desde o campo.
Para Arroio do Meio, a fábrica de leite em pó da Dália Alimentos representa boas perspectivas econômicas pelo retorno de ICMs, mas também em termos sociais, com a oferta de 80 novos empregos, além de mão de obra indireta e aumento de perspectivas para novos negócios no comércio e serviços decorrentes do investimento. Um outro aspecto que cabe destacar é a importância do uso de novas tecnologias que passam a ser incorporadas pelo quadro social envolvido.
Estamos, portanto, felizes com a conquista, que vem somar para o setor de alimentação que é e continuará sendo estratégico para o mundo.
Dificuldades
Enquanto estamos vivendo um bom momento na economia local, a engrenagem nacional não aponta as mesmas perspectivas, apesar de uma série de medidas como a redução da taxa de juros e alívio de tributos para alguns setores como eletrodomésticos, móveis e carros.
Energia, gás e telefone
Há muito se sabe que a carga tributária tanto para empresas como pessoas é das mais altas do mundo, girando em torno de 35% do PIB. Além disto, os serviços prestados com participação pública são ainda mais caros. É o caso dos encargos sobre energia elétrica, gás e telefone. Em alguns casos, esta alíquota chega a 25%.
Seca continua
De certa forma o inverno atenua aparentemente os prejuízos da seca. Mas ela avança.
Amaral de Souza
Morreu na última quarta-feira o ex-governador José Augusto Amaral de Souza que foi o último governador biônico, antes da eleição direta de Jair Soares. Amaral governou o Rio Grande do Sul de 1979 a 1983. Natural de Palmeiras das Missões, Amaral de Souza foi vereador, deputado estadual e federal pela antiga Arena. Quando governador, foi prefeito em Arroio do Meio João Baptista Gasparotto (MDB) que sempre teve um bom relacionamento com o governador.