A 104ª Zona Eleitoral terá 13.162 homens e 12.951 mulheres aptos a votar. Como se pode observar são apenas 211 mulheres a menos. Já na composição das candidatas mulheres, os partidos e alianças tiveram suas dificuldades para preencher o número mínimo de 30% candidatas do sexo feminino e 70%, número máximo para vagas do sexo masculino. As mulheres ainda resistem a entrar na política. Algumas entram e se decepcionam. Nos municípios de Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza, teremos apenas uma candidata mulher na chapa majoritária. Ela é Neiva Zanatta Bianchini de Pouso Novo, que já tem boa trajetória na política como vereadora e pela atuação como secretária de Saúde.
Pela legislação eleitoral, os partidos e alianças tinham prazo, até ontem às 19 horas para o registro de candidatos a prefeito, vice e vereador. Entre os municípios citados a estimativa era de que o número oficial de candidatas mulheres não chegasse a 50.
Aqui em Arroio do Meio entre as mulheres que colocaram seu nome à disposição para concorrer há nomes bem conhecidos, com atuação e participação em atividades sociais, culturais ou comunitárias. Basta conferir os nomes na divulgação da lista de homologação de candidaturas.
Transparência
Entre o discurso e a prática continuam existindo distâncias. É o caso da Lei de Acesso à Informação, que gerou polêmica durante a semana no Rio Grande do Sul. O governador Tarso Genro apesar de ter prometido em maio que seguiria o governo federal, publicando a lista dos salários dos servidores públicos voltou atrás, mediante pressão. Está em estudo uma proposta pela qual os nomes seriam substituídos por códigos, impedindo a identificação nominal. Outra ideia é publicar uma lista com a composição salarial e de cada função e neste caso teria que se buscar o cruzamento das informações. Enquanto isto, outros órgãos não estão se opondo considerando que a divulgação é uma conquista da sociedade que permite um controle e fiscalização mais efetiva.
Aliança útil
A união das siglas, PT e PMDB em vários municípios está sendo feita em nome de maior facilidade para obter recursos em Brasília, onde os dois partidos detêm maior força política. Aqui no Vale do Taquari, em mais de 10 municípios os dois partidos estão juntos na composição de alianças nas eleições de outubro, como é o caso de Arroio do Meio. Na região metropolitana de Porto Alegre, segundo noticiou esta semana a colunista Rosane de Oliveira estaria circulando uma peça de marketing que diz “ sou PMDB, voto 13.”
MMA e violência
Um fenômeno recente de popularidade no mundo dos esportes, o MMA- Mixed Martial Arts (Artes Marciais Mistas) é uma luta de combate forte, onde os participantes saem machucados, sangrando, com hematomas devido à força dos golpes entre os jogadores. Os participantes precisam ter um forte preparo físico e as cenas podem chocar. Se por um lado cresce a popularidade do esporte com apresentações previstas também na região, os combates também sofrem críticas, segundo as quais, podem incitar à violência principalmente numa plateia infantojuvenil.
Dupla funcionou
O vice-prefeito de Arroio do Meio Klaus Schnack (PMDB) tem sido uma espécie de gerente executivo do prefeito Sidnei Eckert. Às vésperas de terminar o mandato, a dupla se manteve em sintonia, no planejamento e execução de ações. Na sucessão eleitoral, Klaus abriu mão de concorrer à reeleição para abrir espaço para o candidato do PT, Áurio Scherer, de uma forma natural, assumindo a coordenação da campanha. O elogio à postura do vice foi feito pelo próprio prefeito, que terá no seu atual candidato a vice, Áurio Scherer, um perfil diferente. Ou seja: mais político.
Pela manutenção da aliança
Formalizada há quatro anos, PP e PDT confirmaram a aliança política no último sábado, para o pleito de outubro. Apesar do PDT não ter indicado candidato a vice ficando a dobradinha Danilo Bruxel e Gustavo Kasper, o trabalho desenvolvido pelos vereadores do PDT, Delmar Kuhn e Darci Hergessel na Câmara, como oposição foi decisivo para preservação da coligação.
Tucanos
A neutralidade dos tucanos mediante à participação direta na composição de chapas nas eleições de Arroio do Meio foi uma das estratégias do governo da situação. Nos bastidores, a atuação dos tucanos Joner Kern e Adailton Cé foi incisiva a favor da situação. Na votação da convenção, diante das três opções de votação, 8 votaram a favor da aliança com o PP e 12 pela neutralidade e nenhum pela composição com o PMDB. Mas o racha não terá conserto.
Facilidade de crédito e dívidas
Pesquisa do Fecomércio mostra que em junho o número de famílias gaúchas com dívidas diminuiu. Mas ainda são 64,7% da população com comprometimento da sua renda mensal com algum tipo de dívida. O dado que mais preocupa é que entre os endividados, 11,3% das famílias não terão condições de pagar suas contas atrasadas em 30 dias.