A divisão supermercado do STR de Arroio do Meio agendou para o dia 28 de setembro a inauguração das ampliações do mercado, que iniciou suas atividades em 1992, com pouco mais de 210, 45m2. A nova loja terá de 2.200 m2 além de área para 75 vagas de estacionamento. Os atuais sete caixas em operação serão ampliados para 15 caixas e a perspectiva é de que o número de funcionários que com as últimas contratações está em 70 seja ampliado para 80 ou mais, para atender a nova estrutura. Até 2010, o supermercado do STR constava como 10ª colocada no ranking das maiores em valor adicionado na economia de Arroio do Meio, índice que deverá melhorar a partir dos novos investimentos.
Redução de custos
Um dos grandes desafios dos atuais governos e empresas é a redução de custos. O assunto recebeu destaque durante a semana depois que a presidente Dilma Rousseff se manifestou preocupada com a competitividade do país. Em seu pronunciamento, definiu que para tornar nosso modelo mais vigoroso e abrir novo ciclo de desenvolvimento seria necessário, além de manter a estabilidade, baixar custos de produção, baixar preços para gerar emprego e renda. Em tese, com este tipo de política, o Brasil (governo Dilma ) estaria sustentando como pilares, a estabilidade econômica ( compromisso com as regras e controle da inflação conquistada desde a implantação do Plano Real); inclusão ( uma das principais marcas do governo Lula que fomentou através das suas políticas o acesso de pessoas de menor renda ao consumo) e competitividade que requer, segundo o governo, redução de custos. Nesta guerra contra a redução de custos o governo acenou com preço menor para a energia. Entretanto, com a redução de 16,2% na conta de consumidores residenciais e até 28% para as indústrias ainda não estarão resolvidos os grandes desafios da nossa economia. Sabe-se que o endividamento da população brasileira está bastante elevado e as empresas estão em dificuldades.
Entre as maiores queixas estão a falta de infraestrutura e o custo Brasil gerado pela alta tributação. Enquanto que no Brasil a carga tributária chega a 35%, em países com renda parecida com a nossa, o percentual é de 25%. O excesso de burocracia, a incapacidade e morosidade do governo tocar obras sob sua responsabilidade são queixas frequentes dos empresários. Em estudo divulgado pelo Relatório Global de Competitividade aponta que o Brasil ocupa a 48ª posição entre 144 nações avaliadas na colocação geral. Porém, aparece muito mal em quesitos como qualidade da infraestrutura de transportes, (79ª colocação), educação (116ª) e taxação como limitador ao trabalho e investimento (144ª).
Alerta
Uma das maiores e mais tradicionais empresas de Arroio do Meio está novamente enfrentando uma crise. O sinal foi dado com atraso no pagamento dos salários este mês. Isto já havia ocorrido e a crise foi superada.
Eleições
Além da inauguração da ampliação do mercado, a entidade que conta com duas divisões também terá pela frente as eleições. O atual presidente é Pedro Kirsch. A data ainda não foi marcada, mas normalmente tem sido realizadas em novembro e ocorrem de quatro em quatro anos coincidindo com as eleições municipais. É certo então que depois das eleições municipais, começa a campanha da eleição do sindicato que já teve pleitos muito quentes. Atualmente a entidade tem em torno de 1500 associados. E em 2012 o orçamento previsto está em R$ 20,9 milhões.
Férias para fazer campanha
O prefeito Sidnei Eckert entrou em férias na segunda-feira para se dedicar totalmente à campanha eleitoral. O atual presidente do PMDB, também coordenador de campanha, vice, Klaus Schnack assumiu o cargo.
Uma nova política
Mudanças políticas são geralmente um processo mais ou menos demorado. Mas dependem bastante da liberdade de expressão, autonomia das instituições, acesso a uma informação e educação de qualidade que permite fazer uma leitura realista e consciente dos acontecimentos. Estou otimista. Acho que este processo está em fase de renovação, mas não vai chegar a todos os lugares ao mesmo tempo. São as pessoas que farão as mudanças.