Marques de Souza – Em outubro do ano passado, quatro moradores do distrito de Tamanduá tiveram a iniciativa de divulgar o turismo rural da localidade. A primeira edição contou com a participação de 37 participantes, que caminharam pelas ruas da localidade. Neste domingo, a partir das 8h, ocorre edição especial do projeto “Passeios da Colônia” com saída em frente à antiga igreja da comunidade.
Conforme um dos organizadores, Alício de Assunção, a previsão inicial era reunir em torno de no máximo 20 participantes. Hoje, junto com os demais coordenadores, Ricardo Pretto, Miguel Lucian e Graciela Fleck, ele comemora os resultados. “Mais de 900 pessoas já participaram da atividade, algumas realizadas também em Progresso e Pouso Novo.”
São visitantes da região e também de Porto Alegre, Curitiba, Pelotas, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Joinville, Curitiba, São Paulo, Belém e Macapá. “Agora a iniciativa retorna a localidade para cumprir o mesmo trajeto do início e festejar também a participação número mil.”
Além do percurso a pé, outros atrativos esperam os participantes após o retorno, que será de ônibus. No local, especialmente preparado para o evento, às sombras de árvores, haverá a roda de chimarrão, feiras colonial e de artesanato coordenadas pela Emater/RS-Ascar, almoço no estilo piquenique, exposição fotográfica, sorteios de brindes, passeios de charrete e plantio de árvores no bosque da comunidade, compensando a emissão de gases dos automóveis durante o deslocamento dos participantes até o local.
De acordo com os organizadores, o projeto envolve toda a comunidade, pois o lucro com a comercialização de produtos coloniais e artesanato é revertido para os moradores locais, gerando recursos para que permaneçam na localidade. Também serve como divulgação da cultura.
Segundo Assunção, em breve uma pousada será inaugurada na localidade, que está situada às margens da BR-386 e por onde circulam cerca de oito mil veículos diários. No mesmo local tem início a Rota da Agricultura Familiar, na RSC-423, que une o município a Progresso, Boqueirão do Leão, Gramado Xavier e Barros Cassal.
As inscrições custam R$ 10 para a caminhada e R$ 15 para o almoço. Informações e inscrições pelo fone 9583-2672 e e-mail: valenews@certelnet.com.br. A ini¬ciativa conta com o apoio do jornal O Alto Taquari, Rádio Integração FM, Drogativa Farmácia, Papaléguas Água Mineral do Campo, Emater/RS-Ascar e Amturvales.