O prefeito reeleito Sidnei Eckert e o seu vice Áurio Scherer para a gestão 2013/2016, creditaram a vitória nas urnas especialmente à união dos partidos coligados, destacando que foi uma aliança que trabalhou unida nos quatro anos de governo e que poderá fazer daqui para frente um trabalho ainda melhor. Para o prefeito eleito, o fato da aliança vencedora ter feito maioria na Câmara e ter eleito duas mulheres não é casual. É uma consequência do plano de governo, que desde o começo esteve voltado para uma política voltada para todos os cidadãos. “ Dentro do governo damos espaço para as mulheres em secretarias estratégicas, como foi o caso da Eluise Hammes, na Educação; da Maria Helena Matte, na Saúde e da Jaqueline Kuhn na secretaria da Indústria e Comércio.
Política de serviço
O vice-prefeito eleito, Áurio Scherer disse que um diferencial do grupo que continuará no governo será trabalhar incansavelmente a favor do plano de governo. “Estamos aí para achar soluções e não para ocupar apenas um cargo.” Entre as propostas da coligação vencedora e que já foi defendida durante a campanha será intensificar a sintonia com os governos estadual e federal para conquistar recursos de fora que possam ser aplicados em investimentos, tornando Arroio do Meio uma referência ímpar no Vale do Taquari.
Sentido, mas de cabeça erguida
O candidato Danilo Bruxel, da coligação PP/PDT disse ontem de manhã para a coluna que ainda estava inconformado e sentido pelo resultado das urnas, mas que respeitava a vontade popular que votou pela continuidade do atual governo, sem qualquer sentimento de mágoa e rancor. “Precisamos agradecer os 5.611 votos, todas as pessoas que acreditaram no nosso projeto e aquelas que, mesmo não votando conosco são pessoas que nos querem bem, porque já manifestaram sua solidariedade. Tínhamos convicção de que nossas propostas eram melhores e há um ano estávamos sempre com vantagem larga nas pesquisas. Estivemos oito anos na frente do governo municipal e tenho certeza de que conseguimos realizar muitas obras e implementar ações que contribuíram para o desenvolvimento do município. Estou feliz pelas cinco vagas que conquistamos no Legislativo, mas lamento que o meu candidato a vice Gustavo Kasper vai ficar fora da política nos próximos quatro anos, uma vez que abriu mão de concorrer a vereador. Mas estou convicto de que ele tem futuro na política. Daqui para frente ainda não sei como será minha participação na política, mas vou continuar torcendo e contribuindo no que for possível para o município.”
Influência das pesquisas
Para o candidato do PV, Lúcio Bersch, que somou 1.449 votos, 10,58% dos votos, o partido poderia ter feito votação mais expressiva se as coligações concorrentes não tivessem anunciado em suas propagandas eleitorais pesquisas que lhes davam ampla vantagem na preferência dos eleitores. “Perdemos muitos votos nos últimos dois dias”, justificou.
Aimoré Couros
O Aimoré completou dia 9 de outubro 66 anos de fundação. Passando por dificuldades financeiras há algum tempo, na manhã de ontem, o prefeito Sidnei Eckert e o vice Klaus Schnack fizeram uma visita à empresa, sendo recebidos pelo diretor Eduardo Kuhn, neto de um dos fundadores. Na ocasião, Kuhn garantiu que os problemas com salários atrasados serão resolvidos até o final da semana que vem.
Jogamos na retaguarda
“Perdemos para a máquina administrativa. Jogamos na retaguarda. Foi difícil trabalhar e competir com menos estrutura. Não conseguimos motivar e convencer que o nosso plano de governo era diferenciado. Mas há um desinteresse pela política que virou um comércio. Falta idealismo. Mas a decisão do povo é soberana e temos que admitir que perdemos para nós mesmos.” A opinião foi dada por Telmo Schmitz, um dos integrantes da coordenação da coligação PP/ PDT de Arroio do Meio de-pois do resultado das urnas.
Supreendeu
Darci Hergessel (PDT) fez mais que o dobro de votos em sua segunda participação no pleito. Obteve 1.065 votos. Aplicado, focado, incansável no atendimento e defesa de demandas das comunidades, o aval dos eleitores o credencia como um dos principais líderes do PDT. Para o vereador, a conquista se deve a muito trabalho, diálogo e respeito pelas individualidades de cada eleitor.
Presidente do INSS
Mauro Hauschield, presidente do INSS se envolveu diretamente na campanha política de municípios da região. Em Arroio do Meio, esteve presente dias antes das eleições, no comício de encerramento, em São Caetano e na festa da vitória. Ele tem uma relação estreita com os eleitos de Arroio do Meio. Segundo Áurio Scherer será o interlocutor para as demandas do município principalmente para a conquista da UTI do Hospital São José.