O prefeito Sidnei Eckert e seu grupo gestor continuam fazendo mistérios acerca de eventuais mudanças ou permanência de secretários. O anúncio oficial só nos próximos dias. Grande expectativa para as secretarias de Obras e Agricultura. Uma secretaria estratégica, com aumento de volume de trabalho e também importante é a da Administração, na qual poderá haver mudança com a saída de Márcio Cazotti. Um dos nomes cogitados é de Marcelinho Schneider. No Planejamento, Henrique Meneghini deve continuar. Em parte, o fechamento dos nomes para compor o secretariado também esbarram na dificuldade de encontrar nomes à altura, para demandas cada vez maiores. Arroio do Meio está crescendo e quem está na função pública precisa ter visão de futuro.
O apoio do Conselho da Comunidade de Execução Penal
Nos últimos seis anos, o Conselho da Comunidade de Execução Penal da Comarca de Arroio do Meio, presidido por Asselo Frohlich (dois anos) e Lourdes Zanata Both (quatro) tem mantido encontros mensais regulares, sempre com boa participação e crescente apoio dos municípios e comunidade que resultaram na conquista de objetivos propostos: ser órgão autônomo, harmônico, independente de apoio e instrumento de humanização, ressocialização, formação e organização dos presos, que envolve tanto a parte de estruturação física das acomodações, quanto condições de promoção educacional, profissional, social, religiosa e de bem estar aos presos.
Na última terça-feira à noite, integrantes do conselho estiveram reunidos no Sítio Neumann, para a apresentação do novo diretor do presídio Carlos Sandoval ( substitui Eduardo da Silva ) preparação do Natal dos Presos, novos projetos, avaliação das atividades desenvolvidas, com jantar de confraternização. Sandoval que assumiu a direção do presídio local no final de novembro, mas que antes foi agente penitenciário no Presídio Central, em Lajeado e foi diretor do presídio de Encantado, fez uma análise comparativa e elogiou a estrutura e ambiente humanizado da casa carcerária localizada em Bela Vista, que hoje tem 43 presos, apenas um acima da sua capacidade. Para ele, o trabalho voluntário e integrado e apoio do Conselho são decisivos e servem de modelo para outros municípios.
Primeira Dama
Sempre é bom reconhecer pessoas que tem vocação para a função pública, hoje muitas vezes questionada, mas tão importante quando exercida com responsabilidade. Por isto gostei de saber que a Tatiana Beneduzzi, esposa do prefeito reeleito de Capitão, César Beneduzzi, 18 anos de atividade pública, 17 anos como agente administrativa, foi pedir emprego na prefeitura em 1994, e aceitou a única vaga que tinha na época que era de faxineira. Na metade daquele ano, abriu concurso para Agente Administrativo, no qual foi aprovada e de lá para cá, não parou mais de se envolver diretamente com a Administração, exercendo tanto atividades do seu cargo “ sou um perfil mais técnico”, diz, quanto políticas e sociais. Em 1997, quando o marido Beneduzzi assumiu o primeiro mandato como prefeito, foi primeira dama, aos 19 anos, mas a profissional, mãe de Augusto César, 17, Davi, 10 e Vitória, 9, nunca se limitou a um papel secundário de esposa de prefeito. Conhece e atua/atuou em todos os setores da área administrativa e sempre desempenhou um papel fundamental nas secretarias mais voltadas para a Saúde e Assistência Social. Capitão foi um dos primeiros a municipalizar o setor, com foco para as pessoas de terceira idade. Aos 36 anos, com metade da vida dedicada à função pública, Tatiana fala com entusiasmo da atividade, mas reconhece que a rivalidade política, especialmente durante os períodos de campanha eleitoral, afeta muito a vida pessoal e da família, exigindo coragem e equilíbrio emocional ou em alguns momentos questionar se vale a pena continuar na política.
Crescimento de 3%
O diário oficial publicou no dia 7, os dados do retorno de ICMS dos municípios para 2013. Entre os 40 municípios da região, 17 cresceram e os demais tiveram redução no índice. Arroio do Meio está entre os que obtiveram variação positiva de 3%.
Décimo terceiro
Prefeitura de Arroio do Meio depositou dia 12, o valor do 13º salário. É mais ou menos R$ 1 milhão de reais circulando e que podem movimentar o comércio local.
Novo presidente
Paulo Volk (PMDB) poderá ser eleito o novo presidente da Câmara de Arroio do Meio. É o mais experiente da bancada situacionista que tem maioria, quatro do PMDB e dois do PT.
Posse e recesso
A maioria das Câmaras de Vereadores assumem dia 1º de janeiro de 2013 e entram em recesso parlamentar ( férias) até 1º de março. Dependendo da necessidade, os prefeitos que assumem ou reassumem convocam os vereadores para sessões extras que podem ou não ser remuneradas de acordo com o regimento interno de cada Câmara. No caso de Arroio do Meio, os novos vereadores terão recesso de 60 dias e se forem convocados para reunião extra para votar projetos que exigem urgência, só receberão o salário normal. Aliás, a próxima legislatura poderá votar o novo regimento interno em fase de conclusão e alterar a Lei Orgânica. Promulgada em 1990, já tem pontos defasados. Os 60 dias de recesso, com apenas duas reuniões a cada duas semanas são um privilégio.
PIB x Consumo
Preocupa a informação divulgada esta semana de que o PIB do Brasil só crescerá 1,2%, índice que nos dá a vice-lanterna, à frente apenas do Paraguai. Os demais países da América Latina, todos apresentam perspectivas de fechar o ano melhor que o Brasil. O que preocupa é que, continuamos aumentando o consumo, e nossa produção é baixa. Já o governo faz poucos investimentos, criando um cenário de dificuldades futuras.