A tendência é por mudanças no secretariado de Arroio do Meio. Grupo gestor está conversando com partidos e pessoas. O anúncio pode sair na semana que vem. Paulo Heck que desde a desincompatibilização de Paulo Volk para concorrer à vereança, está à frente da secretaria de Obras, disse que fica até o dia 31. Os dois vereadores eleitos e que eram secretários, Paulo Volk e Paulo Grassi (Agricultura), não retornaram aos cargos, o que está gerando expectativa. É tida como certa a permanência de Eluise Hammes na Educação e a de Norberto Dalpian à frente da Indústria e Comércio. Na Educação, além de continuar melhorando índices de qualidade no ensino, um dos desafios para os que têm a responsabilidade de fazer acontecer a educação é trazer e envolver cada vez mais os pais e responsáveis na tarefa de educar, para que adolescentes e jovens além de estarem preparados para os conteúdos também tenham boa formação para a vida, longe de drogas e outros desvios. Na Indústria e Comércio, o secretário que estiver no cargo terá o bônus de participar da inauguração de pelo menos três novas plantas industriais em 2013. A da fábrica de chocolates Neugebauer, CentralSul e Girando Sol. Mas terá como desafio, desatar o nó da venda e destino dos prédios, pavilhões, alguns equipamentos da massa falida da Majolo, (Rui Barbosa, Arroio do Meio) que já foram a leilão em agosto deste ano, porém sem acerto com compradores. Outro problema a ser sanado é que envolve os prédios da falida Incomex em Bela Vista.
Envolvimento
O ex-presidente do INSS, Mauro Hauschield, que veio a Arroio do Meio, em junho deste ano e foi recebido com pompa na Associação dos Menores de Arroio do Meio para resolver os problemas de dívidas que a entidade tem com o Instituto e depois veio às vésperas das eleições e participou da campanha política do PT e PMDB em Arroio do Meio e Lajeado, teve seu nome citado por jornais e revistas de circulação nacional como possível envolvido na Operação Porto Seguro.
Conta de luz mais barata
Quanto você paga de luz em sua casa ou na empresa? Não é pouco, com certeza e o pior é que pelo menos 40% deste valor é proveniente de impostos. O brasileiro paga mais pela energia do que muitos países ricos como Estados Unidos, França, Inglaterra, Japão e também é a mais cara entre os países emergentes. Isto que temos fontes naturais de energia como o sol e ventos. Para melhorar, o governo está prometendo tarifas mais baixas na conta de luz para março do ano que vem, algo em torno de 16,7%. Hoje, quem mais sofre com o alto preço da conta de luz são as famílias de menor renda e na indústria onde o preço entra nos custos fixos, onerando também preços de produtos e serviços.
Eleição tranquila
Foi tranquila a eleição no STR. Com chapa única, compareceram 65% dos associados em dia para votar e destes, 97% avalizaram a chapa liderada por Pedro Kirch. A diretoria eleita terá mais quatro anos para comandar os destinos da entidade que tem um orçamento significativo para 2013 de R$ 24,8 milhões, maior que dos municípios de Capitão e Travesseiro juntos.
Criação de Rotary Club
Arroio do Meio poderá ter um Rotary Club e a primeira reunião está marcada para a semana que vem. Quem está idealizando e trabalhando na formação é o Rotary Club Engenho de Lajeado que tem entre os integrantes, dois arroio-meenses: Dário Graeff e o primo Deoli. Hoje há no mundo mais de 34 mil Rotary Clubs no mundo que tem como objetivo fomentar e estimular o ideal de servir como base de todo o empreendimento, promovendo e apoiando ações dentro de princípios e valores éticos.
Ranking da corrupção
O Brasil aparece na 69ª posição no ranking que analisa e mede índices de corrupção. O estudo feito pela ONG Transparência Internacional estudou indicadores de 176 países. As piores posições são ocupadas pelo Afeganistão, Coréia do Norte e Somália. Nas Américas e no Caribe as piores posições são do Haiti (165º) e Paraguai (150º). O Chile e Uruguai estão na 20ª colocação.
Agência nova do Banrisul
Está em construção a nova agência do Banrisul de Arroio do Meio, na João Carlos Machado, ao lado da Comam. A casa será uma das 100 novas agências em construção ou já projetadas. Com 13 funcionários, a agência de Arroio do Meio passará dos atuais 300 metros quadrados de área construída para 500.
Aimoré Couros
São recorrentes as informações acerca da crise financeira na Aimoré Couros. Salários atrasados, falta de matéria prima em alguns setores, ampliam as especulações sobre as dificuldades da empresa. O diretor Eduardo Kuhn admitiu as dificuldades, mas disse que a empresa está lutando para saná-las.