Não há como não vincular a Cultura Tradicionalista ou os Centros de Tradições Gaúchas, à vida do campo, à lida com os animais, especialmente o cavalo, que é um símbolo da relação do homem com a natureza, do seu domínio sobre o indomável.
As muitas manifestações ocorridas nesta semana, que culmina nesta sexta-feira, feriado estadual, têm um significado histórico e cultural profundo. O cultivo ou a preservação de valores inerentes à bravura, coragem, determinação, disciplina, e tantos outros adjetivos, merece ser visto com respeito, porque esses valores caracterizam um povo que valoriza um passado de conquistas difíceis.
A Semana Farroupilha retrata sentimentos de heroísmo, relembrando líderes de caráter, de lealdade e de retidão. Faltam hoje pelo nosso país afora os mesmos sentimentos que aqui praticamos e o respeito exemplar aos valores que dignificam as pessoas, como a pureza, a sinceridade e o respeito às regras, leis e ao próximo, às boas maneiras e condutas sem falsidades.
PAC Leite
O Ministério da Agricultura está elaborando um programa de apoio à modernização e automação da pecuária leiteira no país.
O propósito do PAC Leite é oferecer uma linha de crédito aos produtores para a aquisição de equipamentos, como ordenhadeiras, resfriadores, dentre outros, em condições facilitadas, com taxa de juros de 3,5% ao ano, três anos de carência e mais 10 para o pagamento da dívida.
Este programa está na fase de formulação e não tem ainda seus detalhes estruturados. Possivelmente dentro de mais ou menos 60 dias o Mapa poderá anunciar a sua concretização com a divulgação das normas que terão que ser seguidas.
Mesmo que atualmente a remuneração do leite esteja em um bom patamar, há produtor receoso com mais um programa que promete facilidades, mas que, a exemplo de outros, poderá tornar-se um pega-ratão, futuramente.
E a história se repete
O fechamento da indústria de leite localizada em Estrela, traz à tona um problema enfrentado por produtores de frangos e de suínos, em anos anteriores, quando ficaram na condição de “credores” de empresas.
Informações veiculadas dão conta de que há um expressivo número de produtores, fornecedores de leite àquela indústria e que têm contas a acertar, ou dinheiro a receber. Portanto, com o encerramento das atividades, por determinação da Justiça, é possível que um impasse se estenda por um bom tempo, ou até que alguém se motive a assumir o empreendimento, recuperando-o, a partir de ações legais.
Um adendo…
A propósito do breve comentário que fiz na última semana, neste espaço, sobre o projeto do condomínio de leite, que a Cosuel tenta trazer para Arroio do Meio, quero apenas destacar que vários produtores se manifestaram sobre o assunto, preocupados com a possibilidade de o mesmo não acontecer.
Todas as manifestações reforçam o aspecto inovador do projeto com destaque para o que ele poderia representar em termos de modernização da produção, em um sistema altamente qualificado, em um padrão técnico, de produtividade e de genética de primeira linha.
Não é exagero afirmar que se o condomínio não for viabilizado, várias propriedades hoje produtivas, deixarão, em poucos anos, de existir e de contribuir com a economia do município.