Durante a 33ª Convenção Gaúcha de Supermercados que começou na terça-feira e terminou ontem, o clima foi efervescente e de muito trabalho na prospecção de novos negócios, oportunidades e lançamento de marcas e produtos. Cerca de 38 mil pessoas passaram pela feira que é considerada a maior no gênero em todo o Cone Sul.
Diversas empresas de Arroio do Meio e outros municípios da região estavam representadas pelos seus líderes empresariais, gerentes comerciais, vendedores, colaboradores, todos defendendo a cadeia produtiva, buscando qualificação profissional, aprimorando relações com o mercado e fechando negócios de curto, médio e longo prazo.
Para prestigiar o setor, o prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert e o secretário da Indústria e Comércio Norberto Dalpian visitaram estandes de empresas locais como Dália Alimentos, Centralsul, Girando Sol, Vonpar Alimentos, Sul Frio Refrigeração, Vini Lady (cosméticos e perfumaria) Dihellen Cosméticos, Boavistense, Florestal, Sucos Petry, DHE – Business Development, Frigorífico Silva, entre outros.
Entre os estandes mais concorridos, o da Girando Sol que no segundo dia de feira já havia superado em quase 100% o fechamento de negócios em relação ao ano passado (ver mais informações na página 8); da Centralsul que planeja ampliar área construída para 2015 para atender mercado em expansão no Brasil e nas exportações para países da América do Sul, Central e África; da Fruki que é líder no segmento de água no Rio Grande do Sul. O diretor Nelson Eggers também anunciou que a empresa estuda transformar a área de 7 hectares em Bela Vista onde nasceu a fábrica para instalar a Associação Atlética; a Dália Alimentos além de apresentar sua linha de carnes temperadas também aproveitou a feira para lançar os produtos choco+latte e o creme de leite produzidos nas plataformas da fábrica de Palmas; a Sul Frio aproveitou a feira para lançar balcões de refrigeração.
Para o prefeito Sidnei Eckert e o secretário da Indústria e Comércio os aspectos positivos da visita foram observar o grande número de pessoas de Arroio do Meio envolvidas em projetos de desenvolvimento empresarial e pessoal, atuando para empresas locais ou de fora. Elogiou o espírito empreendedor e o esforço de superação.
Na última página veja alguns clicks do evento que encerrou ontem com prospecção de negócios, woorkshops e palestras com renomados nomes como de Clóvis de Barros Filho, Max Gehringer, Clóvis Tavares, João Carlos Martins e outros.
Reforço para o mercado
Faltando 44 dias para as eleições, o governo federal anunciou na quarta-feira medidas para estimular o crédito. Entram para o mercado R$ 25 bilhões. Medida semelhante já havia sido tomada em julho. Em torno de 60% destes valores poderão ser usados para crédito. As medidas são vistas com cautela pelos economistas. Embora fortaleçam a política de consumo adotada pelo governo atual há um grande contingente de famílias endividado. Acredita-se que em parte as medidas também são um paliativo para dar um reforço na reeleição da presidente Dilma Rousseff.
No pacote de medidas são favorecidos os setores imobiliário e automotivo. Para o imobiliário foram anunciadas medidas que facilitam a compra de imóveis, na hora de liberar o financiamento.
Fiscalização
Com as notícias de denúncias em relação a produtos ligados à cadeia leiteira, por força de maior fiscalização, deve a médio e longo prazo o consumidor ganhar em qualidade nos produtos que consome, defende Carlos Alberto Figueiredo de Freitas, diretor da Dália Alimentos.