NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025
      Recent

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025

      SportFest 2025 é neste sábado no União

      14 de novembro de 2025

      Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

      7 de novembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Neste ano de 2014, cerca de 140 milhões de eleitores votarão na urna eletrônica brasileira, sem qualquer rejeição. Saiba porque.
    Portal Mix

    Neste ano de 2014, cerca de 140 milhões de eleitores votarão na urna eletrônica brasileira, sem qualquer rejeição. Saiba porque.

    adminBy admin19 de setembro de 2014Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    É bom deixarmos claro que o primeiro grande passo da urna eletrônica, no mundo inteiro, foi dado em Brusque (SC), cidade situada na micro-colônia de Blumenau, às margens do rio Itajaí-Mirim, no nosso “Brasil brasileiro”, como insistiu Ary Barroso no seu monumental Aquarela do Brasil.

    O primeiro passo da caminhada, aliás, foi dado na década de 80 do século passado, com a largada para a grande corrida que teria vitória brasileira e com tanta antecipação, que até hoje, mais de 30 anos depois, milhares entre as mais inteligentes cabeças do mundo não conseguiram chegar nas vizinhanças de onde chegou a OMNITECH – Serviços de Tecnologia e Marketing, que primeiro localizou o segredo, o eixo registro do voto, a seguir definiu a utilidade da máquina e, depois, criou o coletor das alternativas para tornar eletrônico e automático o processo de votação.

    À época, tratava-se, apenas, da possibilidade de uma decolagem, ainda que com ares de invento único e bilionário.

    No último ano da década de 80, a Justiça Eleitoral de Brusque deu passos importantes – com o apoio da Entidade Federal; na verdade, Santa Catarina nunca deixou de acreditar: ali estaria a grande invenção que o mundo inteiro talvez imaginasse necessária, mas ninguém, até ali, julgava possível existisse.

    A diferença entre demanda e possibilidade de criar atravessou uma década de estudos, quem sabe bafejada pela torcida de muitos, graças ao retorno da normalidade política, o que fez antever novas conquistas para um país que estava à margem delas; falo de eleições, claro.

    O certo é que a partir dos primeiros anos da década de 90, o TSE aprovou aperfeiçoamentos na invenção de uma nova empresa brasileira, a OMNITECH, já citada nesta matéria, o que passou a movimentar – com saudável expectativa – a segunda razão de ser da empresa, que até ali apenas consistia uma fatia de suas especialidades – o marketing.

    A eleição de 1996 foi decisiva para os catarinenses: nada menos de 50 municípios brasileiros foram contatados e participaram das eleições utilizando a urna eletrônica, o que acabou tendo um retorno positivo e alentador.

    A partir daí, as graças do segmento eleitoral em todo o universo aconteceram no Brasil e a falta delas correu mundo, mas em especial, ganhou corpo nos Estados Unidos, onde na disputa da primeira eleição presidencial do século, houve duas recontagens de votos na totalidade dos estados americanos do norte. Enquanto, no Brasil, a calma e a segurança garantiram um clima que muito ajudou para continuarmos a ser o único país onde o voto eletrônico foi desenvolvido e exercido. Detalhe: sempre com a presença de autoridades dos mais importantes países do planeta, aqui presentes para assistir, ao vivo, nosso show de democracia, tendo como destaque a urna eletrônica, criação brasileira.

    Neste 2014, é possível que mais de 140 milhões de eleitores votem na urna eletrônica brasileira, o que resultará na menor rejeição da política no planeta e em um prazo máximo de menos de meio dia para se concretizar toda a apuração dos votos digitados nas urnas.

    Você quer ainda mais informações?

    Então, “Brusque”!

    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    A saga da Independência na América Portuguesa e Espanhola (parte 2)

    12 de agosto de 2016

    A saga da Independência na América Portuguesa e Espanhola (Parte 1)

    5 de agosto de 2016

    A luta contra o câncer continua mais acirrada do que nunca

    29 de julho de 2016

    Um pouco da história dos imigrantes no RS

    22 de julho de 2016
    Não perca

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    O título de Melhor Fornecedor de Limpeza do RS no Carrinho Agas é mais uma…

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.