NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025
      Recent

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025

      SportFest 2025 é neste sábado no União

      14 de novembro de 2025

      Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

      7 de novembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Há 250 anos estava sendo explicado como se consegue viver, hoje.
    Portal Mix

    Há 250 anos estava sendo explicado como se consegue viver, hoje.

    adminBy admin4 de dezembro de 2015Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Jean Baptiste Pierre Antoine de Monet, mais conhecido como Jean Baptiste de Lamarck, viveu na França, há 250 anos, e muito embora essa distância no tempo e no espaço, veio dele o conjunto de teorias que possibilitaram formar uma noção mais lógica do que anda acontecendo por aí, ultimamente.

    Em uma madrugada, há cerca de duas semanas, graças à enorme quantidade de notícias inconcebíveis do dia anterior, “caiu-me a ficha”, isto é, recuperei o poder de pensar com mais tempo e profundidade no que se tornou o mundo em que vivemos.

    Duas notícias de estupro de crianças, a maior delas com oito anos, uma mulher havia matado o marido e fugido com o filho, seis assassinatos cometidos em nome não se sabe de que droga, todas as vítimas na idade mais verde da esperança, quatro acidentes na noite anterior resultando em postes e árvores abraçados a carros e gente, moça desaparecida há uma semana, pais desesperados, quarto vazio à espera de quem talvez não vá mais voltar…

    Esse desfile de fatos reais mas inconcebíveis, era simplesmente a vida (?), mostrada a mim, como a todos, do único jeito que isso se torna possível – frio e real – recolhido por profissionais da notícia, muitos dos quais, imagino, abalados pelas brutalidades que foram obrigados a relatar e conviver.

    Tudo isso trazendo, de carona, criminosos devolvidos às ruas por falta de celas que os recebam, políticos tidos como respeitáveis explicando o inexplicável e a população cada vez mais protegendo-se em casas gradeadas, abrindo mão da liberdade que deveria desfrutar.

    Na ânsia de entender o porquê de todos nós estarmos nos acostumando a receber, sem revolta, essa coleção diária de atrocidades e desmandos, corri aos livros e à consulta virtual.

    Foi quando descobri as duas leis de Lamarck, a 1ª, “do uso e desuso dos órgãos” e a 2ª, “da herança dos caracteres adquiridos”.

    A 1ª, diz que os organismos desenvolvem seus órgãos segundo suas necessidades e outros se atrofiam, em decorrência do desuso. Segundo Lamarck, algumas características do organismo passam por transformações sucessivas até atender às necessidades do meio externo.

    A 2ª, indica que as alterações que o organismo sofre, são transmitidas aos descendentes por hereditariedade, o que se confirma pelo hábito mas tem certa dificuldade de confirmação na relação DNA-RNA.

    O 1º caso, fica plenamente demonstrado pela tese do crescimento do pescoço das girafas, cujas crias, ao longo dos séculos, foram herdando o pescoço comprido dos pais, teoricamente desenvolvidos ao comerem folhas das árvores mais altas, com as novas espécies, aos poucos, apresentando desvios na linha evolutiva.

    O 2º caso, que trata de hábitos e costumes transmitidos por hereditariedade, ainda hoje se discute, mas é uma saída lógica para o final desta crônica.

    Só mesmo Lamarck e suas teorias são capazes de explicar como podemos ler, sem ter um colapso, todas as notícias referidas antes, sem ao menos questionar, com veemência, todas as agressões feitas à Constituição, desrespeitada tanto nos Direitos quanto nas Obrigações. Nosso coração e nossa mente estão sendo atrofiados pelo desuso, para melhor se adaptarem aos costumes e aos novos tempos.

    Confio que a Presidenta Dilma Rousseff use a experiência que a fez chegar ao Cargo, para deixar claro ao país que sua economia e sua posição no mundo não são mais os mesmos e precisa haver um comprometimento de todos com as conquistas já feitas e as que ainda estão a caminho.

    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    A saga da Independência na América Portuguesa e Espanhola (parte 2)

    12 de agosto de 2016

    A saga da Independência na América Portuguesa e Espanhola (Parte 1)

    5 de agosto de 2016

    A luta contra o câncer continua mais acirrada do que nunca

    29 de julho de 2016

    Um pouco da história dos imigrantes no RS

    22 de julho de 2016
    Não perca

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    O título de Melhor Fornecedor de Limpeza do RS no Carrinho Agas é mais uma…

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.