Faltam apenas 15 dias para as eleições municipais. Entre os que estão envolvidos mais diretamente no processo, há uma sensação quase unânime de que este pleito é atípico, diferente de todos os anteriores, pelo menos na história mais recente por causa do tempo mais curto, pela dificuldade de arrecadar recursos com a impossibilidade de doação de empresas, pela exigência burocrática e pela restrição e limitação de visibilidade maior com propaganda. Diferente também pelo cenário político no âmbito nacional com centenas de políticos e empresários denunciados e condenados por corrupção.
***
Por parte do eleitor há quem diga que é melhor assim, mas muita gente também sente falta de uma exposição maior, uma vez que as visitas não conseguem contemplar todas as casas por falta de tempo e pernas. Em relação aos candidatos, para quem quer conquistar votos, se não for bem conhecido, deve passar pelo menos suas principais ideias e propostas o que é bem visto pelos eleitores de um modo geral. Ele quer ter informações mais aprofundadas para votar de forma consciente. Afinal, estamos passando por um período de crises e mudanças, o que é bom.
***
Conversei esta semana com o atual prefeito Sidnei Eckert, que está concluindo o seu segundo mandato, para saber como ele está vendo a campanha da coligação Arroio do Meio Para Todos que tem como candidato a prefeito Klaus Schnack que foi seu vice no primeiro mandato. “ Ela está ocorrendo dentro do planejado. Desde o início procuramos passar para todos os nossos candidatos que atendessem o que determina a legislação, fazendo um trabalho intensivo de visitas, com humildade. Até aqui a campanha tem sido em alto nível pelo perfil dos dois candidatos. Claro que cada um tem as suas estratégias. A nossa Administração é uma referência positiva em termos de gestão, o que traz segurança para o eleitor votar como continuidade de um projeto. Mudar por mudar pode não ser a melhor saída. Desde 2008, implantamos uma Administração voltada para todos. Conseguimos ter uma unidade harmoniosa internamente, conversamos com todos os setores da sociedade o que deve se refletir nos votos. Confio no nosso candidato pela sua capacidade técnica.” Em relação à crise econômica e política que afeta principalmente figuras do PMDB e PT, Sidnei acha que não terão muito impacto nas eleições municipais, mas serão de acordo com seu tamanho e protagonismo. “ Todos os partidos têm políticos envolvidos na corrupção”.
Para o ex-prefeito Danilo Bruxel (PP) (2000-2008), “a campanha da coligação Arroio do Meio Pode Mais está transcorrendo em alto nível. Não há ataques pessoais. Espero que continue assim até o final. Esta grande poluição visual, carros de som para todos os lados não é necessária. O que vale é bater de porta em porta conhecer e conversar com as pessoas. Nas visitas, os candidatos a prefeito, vice e vereador colocam as suas propostas. Que o eleitor e candidatos se conscientizem de que não é comprando e vendendo votos que se faz uma boa política. O eleitor pode votar e avaliar de forma consciente e tranquila. O Gustavo se preparou para assumir a função. Além da experiência como vereador, nos últimos anos como coordenador político (do deputado Jerônimo), visitou vários municípios para conhecer modelos de gestão e fazer o melhor por nosso Arroio do Meio.”