A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Estado aprovou nesta semana, por indicação do deputado Elton Weber, ex-dirigente da Fetag-RS, a realização de uma audiência pública com a finalidade de debater tudo o que cerca a atividade de produção, industrialização e comercialização do leite e derivados.
A audiência acontecerá no dia oito de dezembro próximo, às 10 horas, nas dependências da Assembleia (auditório Dante Barone), sendo convidadas mais de 30 entidades, além de universidades, secretários estaduais, ministros vinculados ao setor e caravanas de todo o interior do Estado.
Todos, mas especialmente os produtores, sabem muito bem o que se passa hoje com a produção leiteira, considerando sobretudo que os preços, para o agricultor, recuaram no período de julho a outubro 27,8%, não estando aí computada a queda do mês de novembro. E nesse mesmo período, percebe-se que nenhum item que compõe o custo de produção apresentou qualquer diminuição. Não é difícil concluir que tem produtor pagando para produzir.
A iniciativa é válida e importante, porque amplia a discussão do assunto porque apenas os reclames ou as queixas dos agricultores não alcança a ressonância necessária, em busca de medidas de apoio, principalmente dos órgãos governamentais no nível estadual e federal.
Semana Nacional da Agricultura Familiar
Está tramitando no Congresso Nacional um Projeto de Lei que propõe a instituição da Semana Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais.
A matéria já foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania devendo proximamente ir para a apreciação do Plenário da Câmara dos Deputados.
Independentemente do detalhe da autoria do Projeto de Lei, que foi do deputado gaúcho Heitor Schuch, salienta-se a abrangência da iniciativa, considerando que existem hoje em torno de 4 milhões e 300 mil agricultores familiares no Brasil, que são responsáveis pela produção de 70% dos alimentos destinados à alimentação humana e ocupam 84,4% das propriedades rurais do país.
A Semana Nacional a ser instituída teria como data-base o dia 24 de julho de cada ano e o período seria destinado à discussão de temas como crédito rural, fundo de aval, infraestrutura e serviços, assistência técnica e extensão rural, pesquisa, comercialização, seguro, habitação, legislação sanitária, previdência social, cooperativismo e associativismo, educação, agroindústrias dentre outros pontos de interesse da categoria e de suas entidades representativas
82 anos de Arroio do Meio
Na próxima segunda-feira, dia 28 de novembro, o município de Arroio do Meio completa seus 82 anos de emancipação ou de autonomia político-administrativa.
Trata-se de um marco histórico muito expressivo e a exemplo de cada comemoração de aniversário, costumamos dar uma olhada para o passado, celebrar o hoje e viver a expectativa de um futuro não menos exitoso.
Necessariamente temos que lembrar a participação do setor primário na construção do município pujante e desenvolvido. A nossa solidez econômica não pode menosprezar a contribuição da produção primária, que durante décadas foi a base de sustentação da geração de renda. A progressiva diversificação das atividades econômicas fazem um conjunto harmonioso, com bons frutos e resultados para todos.