Palestra, rodada de negócios e entrega de 70 certificados para um grupo de pessoas que atua diretamente na cadeia voltada para o turismo marcou a Semana do Empreendedorismo em Arroio do Meio. Entre as atividades, conforme pode ser visto nas páginas 3 e 5, uma das novidades deste ano foi a realização da Rodada de Negócios, coordenada pelo Sebrae. Além da participação de oito empresas âncoras, Vale Log, Neugebauer, Girando Sol, Languiru Agropecuária, Languiru Supermercado, Sulati/Dália Alimentos, Prefeitura Municipal e Univates , mais 30 empresas se inscreveram e, durante a tarde de quarta-feira, aproveitaram a rodada para estabelecer contatos e conexão com clientes.
A rodada iniciou às 14h e os participantes foram divididos em oito mesas, sendo que os inscritos tiveram oportunidade de estabelecer contatos com todas as empresas âncoras. No final da rodada, a maioria dos participantes avaliou como muito positivo o encontro. Foi o caso de Fábio Schneider da Inoxis Metal. “ Em menos de duas horas, conseguimos estabelecer contatos com vários potenciais clientes. Se não fosse a Rodada de Negócios, estaríamos em nosso escritório ou visitando um ou outro cliente. A plataforma é interessante porque agiliza e potencializa os contatos.” Júlio Scherer da Metalúrgica Scherer também ficou satisfeito com a sua participação. “Imagina, a minha empresa, mesmo pequena, fica perto da Vale Log e da Neugebauer, mas ainda desconhecida. Tive oportunidade de me apresentar. Mesmo pequenos, podemos mostrar qualidade e potencial. Em contato com as empresas âncoras, tomamos conhecimento do que procuram”. Álvaro Winter, que mora em Estrela, mas é representante comercial da WindTec, empresa de Caxias, que trabalha com equipamentos de aspiração industrial, disse que há três anos participa de Rodadas de Negócios. “ É muito bom, poupa tempo. É uma ferramenta muito dinâmica, nos coloca diante de quem busca informações sobre determinados produtos e serviços comuns.”
Futuro do Democratas está incerto
O Democratas (DEM), antigo PFL, partido de Centro-direita, apesar da sua expressão nacional, em Arroio do Meio está com seu futuro incerto. A informação é do seu principal líder, o presidente Sérgio Cardoso, que nas eleições de 2016 fez 399 votos e, com esta votação, alcançou a suplência, na coligação MDB, PT, DEM, PTdoB, PTB. Como suplente assumiu duas vezes uma cadeira na Câmara de Vereadores, completando no total, 14 meses em três anos.
Sérgio Cardoso, que ainda se recupera de uma cirurgia delicada feita recentemente, disse que nos próximos dias deverá sair uma reunião para tomar a decisão final, mas, pessoalmente, não acredita no futuro do partido em função do fim das coligações para as eleições nas proporcionais, o que vai valer para o pleito do ano que vem. Como cada partido terá que concorrer sozinho, colocando seus próprios candidatos contando apenas com os votos destes, sem contar com a soma dos que compõem a aliança, fica difícil, segundo Cardoso. Sérgio disse que já foi procurado por “candidatos interessados em concorrer pelo partido”, mas em função do seu histórico pessoal na política local teria que avaliar bem quem se alinha ou não com o projeto do governo vencedor nas últimas eleições.
Fim das coligações
Na história recente da política brasileira, as coligações foram usadas para obter maior tempo de rádio e TV e conseguir coeficiente eleitoral, ou seja, com a soma dos votos de mais candidatos, os partidos conseguiam fazer uma bancada maior, muitas vezes por puxadores de votos, até desconhecidos. A modalidade vinha sendo criticada por fomentar partidos de aluguel.
A nova sistemática que impede as alianças, visa fortalecer o sistema-político partidário. Faz com que o partido tenha que lançar seus próprios candidatos. As coligações nas eleições do ano que vem poderão ser feitas apenas na majoritária, ou seja, para prefeito.