Final de ano todos sabemos como é. Não há tempo para nada e só se quer mesmo é fechar ciclos e encerrar o ano da melhor maneira possível. Virada de ano hora de refletir e agradecer o ano que se foi. E, principalmente, fazer planos para o novo ano que se inicia.
Janeiro, período de planos. Como é um mês onde a maioria tira férias, também é mês para planejamentos e pensamentos mais leves, livres e soltos. Um período de férias escolares, de cursos, de eventos. Tempo para passear, desfrutar de balneários, parques e praias. Janeiro, enfim, lembra férias, relax e descanso. Por isso mesmo, o fevereiro tão esperado.
Fevereiro, mês para recomeçar ou começar, depende do ponto de vista. Mas é um mês de retomada; especialmente pós carnaval. (Carnaval para alguns dá uma parada de novo).
Por sua natureza é em fevereiro que operamos as mudanças que muitos já estão ‘matutando’ desde dezembro do último ano. É o início de uma academia, a retomada das caminhadas, o tão sonhado ingresso numa faculdade, fazer um curso técnico deixado de lado durante muitos anos. Também a troca ou reforma da casa, até o desfecho de um relacionamento. Tudo acontece em fevereiro, ou melhor, e o ponto de partida. E tem de ser assim mesmo, pois é o início de muitos ciclos. E de origem latina já nos denota ser o período de purificação.
Aliás, para você que tem filhos e eles retornam à sala de aula, que este seja um período para estabelecer regras para o estudo e que seja um ano de muita aprendizagem. Aos poucos estamos retomando competências e habilidades desaprendidas com a pandemia e vamos com ajuda de todos recuperar os prejuízos no ensino causados por ela. Como no mês passado se afrouxou um pouco no uso do celular, do vídeo game e de dormir um pouco mais tarde, é hora de os pais reestabelecerem nesse mês uma nova programação e hábitos. Lia há pouco tempo ainda sobre o uso do celular que já virou doença, especialmente entre crianças e adolescentes. Quando deve preocupar o celular? Quando seu filho já não fica sem ele e condiciona a sua felicidade ao aparelho. Ah, isso vale para nós também!
Chegou o fevereiro e com ele te desejo um ano muito harmonioso, de muita saúde. Que você consiga motivar a você e a outros para deixar o mundo de alguém melhor e construir uma sociedade sem tanto ódio, dicotomia e divergência. Precisamos convergir mais, elogiar, sorrir, amar mais. Vamos juntos nessa aventura chamada vida e que esse ano tenha capítulos importantes. E esse mês vai te dar excelentes notícias e ‘feedbacks’ para alavancar 2023.
Um abraço especial aos meus leitores Alexandre e Mariane Muller.