O prefeito Danilo Bruxel (PP) e os vereadores Alessandra Brod (PP) e Pantera (PP); Rodrigo Kreutz (MDB) e Paulo Heck (MDB), estiveram durante a semana em vários gabinetes do Congresso. Os resultados deverão ser detalhados na próxima semana para a imprensa. Um dos encontros importantes foi no Gabinete do senador gaúcho Luiz Heinze (PP) que tem trabalhado no seu mandato na liberação de recursos para a área da saúde, como é ocaso da Portaria 96/23 que contempla hospitais e APAEs, cujos valores deverão ser repassados às instituições nos próximos meses. O Hospital São José de Arroio do Meio deverá ser um dos beneficiados.
Foi notícia em janeiro e fevereiro de 1987
Vou trazer nas próximas semanas para nossos leitores uma pesquisa de temas que foram notícia no AT em janeiro e fevereiro de 1987, ano em que o jornal estava completando 20 de fundação, há 36 anos. A partir dos fatos noticiados se tem uma dimensão de que alguns assuntos são recorrentes e continuam sem solução, outras agendas evoluíram ou ainda podem ser renovadas.
Na edição do dia 9 de janeiro, AT publicou que estavam iniciando as obras da construção do Polivalente, (bairro Medianeira, atualmente, faz parte do complexo da Neugebauer) pelo então prefeito Arnesto Dalpian. Por muitos anos, a obra serviu para sua fi nalidade inicial de sediar atividades esportivas e sociais. … Foi noticiado que a Polícia Civil estava concluindo inquérito para apurar crime de violência sexual (estupro) praticado contra uma viúva de 66 anos, residente em Capitão. Na época, no então distrito havia outros delitos que a Polícia através de investigação procurava encaminhar para a Justiça. …
Também noticiado na primeira edição do ano, que a Comissão Pró-Desenvolvimento de Travesseiro conseguiu 3.124 assinaturas entre localidades adjacentes para a construção da ponte sobre o Forqueta. O projeto oficial da ponte foi apresentado no Gabinete do Executivo de Arroio do Meio, em 22 de janeiro de 1987, com a presença dos prefeitos Arnesto Dalpian, Erni Petry, Vitório Gasparotto; Alcirio Kunrath, vereadores Anivo e Genésio Ho steter e secretário de Administração Jorge Comandulli. …Mulheres rurais estavam denunciando que as taxas cobradas pelo STR estavam inviabilizando e dificultando se associarem. Temiam que podia ser uma manobra do então presidente para dificultar o crescimento do movimento que poderia interferir nas eleições sindicais daquele ano. …
No dia 5 de fevereiro, 36 mulheres trabalhadoras rurais de Arroio do Meio foram a Nova Petrópolis para conhecer e trocar informações sobre práticas de produção de leite. …
Em fevereiro de 1987, um grupo de jovens rurais de Arroio do Meio (lembrando que Pouso Novo, Travesseiro e Capitão ainda eram distritos) viajou a Chapecó, Coronel Freitas, Águas de Chapecó, São Carlos, Itapiranga, em Santa Catarina, para conhecer práticas rurais. Naqueles municípios, conheceram diversos modelos de criação como condomínios e também formas de associativismo de entidades, como clubes 4-S, envolvimento e participação em atividades comunitárias e religiosas. Uma das conclusões a que o grupo chegou conforme reportagem publicada pelo AT é de que o desenvolvimento em Santa Catarina era mais avançado do que no RS. Souberam por um palestrante que havia um êxodo muito pequeno em função das agroindústrias da então Seara, Aurora, Sadia, Alfa. …
No campo musical, as manas Luciane, Josélia e Luiza Jantsch estavam chamando atenção pelo talento durante cerimônia religiosa. Elas se apresentaram no teclado, flauta e violão. …
CODEAM – Conselho de Desenvolvimento de Arroio do Meio, presidido por Gilberto Jasper estava atuando em várias frentes, inclusive na sua estruturação legal com representatividade mais ampla, incluindo participação de jovens, imprensa, CDL, The Horse. Uma das prioridades era a criação de um Banco de Dados no município para facilitar fl uxo de informações. No plano econômico, a instalação de uma agência de carros era vista como importante. Comitiva de Arroio do Meio com o senador Heinze, obteve confirmação de recursos que agora dependem de elaboração e publicação de portarias do Ministério da Saúde para o rateio
POUPANÇA – Mesmo voltando a render mais que a infl ação, a aplicação fi nanceira mais tradicional entre os brasileiros teve maior saque na série histórica desde 1995. Em janeiro os brasileiros sacaram R$ 33,63 bilhões a mais do que depositaram na caderneta de poupança. Em 2022, os saques a mais que depósitos, fecharam um recorde R$ 103,24 bilhões.