O DICIONÁRIO DA LILI
Ivete Kist, professora, doutora em Letras com extensa atuação na área, com obras publicadas e mais recentemente com participação em programas na Rádio Independente e coluna semanal no jornal O Alto Taquari, em que aborda temas que versam sobre cultura, amenidades e outros que são de vivências cotidianas com uma simplicidade e contextualização extraordinária, lançou na quarta-feira à noite no Teatro do SESC seu primeiro livro infantil, o Dicionário da Lili. Na noite, ela recebeu o merecido prestígio, abraço e carinho de muitos amigos e ex-colegas da Univates, pessoas ligadas à cultura no Vale do Taquari, dos filhos Silvio e Ivana, que estiveram presentes com suas famílias. O livro teve a coordenação editorial de Meire Brod e ilustrações de Martina Schreiner. A secretária de Educação de Arroio do Meio Iliete Winck e a professora e coordenadora pedagógica Márcia Thomé também prestigiaram o evento
MÃO DE OBRA E PRODUTIVIDADE
Aliás, um dos grandes desafios que vem sendo sentidos nas mais diferentes áreas de trabalho é a falta de mão de obra. Aqui em Arroio do Meio e Vale do Taquari há uma queixa geral de que há vagas disponíveis. Como muitas empresas trabalham com uma margem muito pequena e/ou têm capacidade produtiva ociosa, a difi culdade em preencher vagas disponíveis mexe diretamente no resultado final da produtividade, lucro, capacidade de investimento. Porém, os custos continuam aumentando e as contas não fecham. Há duas semanas foi feita uma ação junto ao SINE- FGTAS, escritório local para cadastro de jovens em busca de emprego. A procura foi peque[1]na. A coordenadora Jéssica Kremer anunciou que foram feitos apenas 10 atendimentos. De certa forma quando uma empresa não consegue trabalhar com sua capacidade disponível, toda a economia é afetada. Outro fator que deverá impactar na economia e no poder de consumo é o aumento dos combustíveis.
MDB PREPARA MEGA ENCONTRO
As coordenadorias regionais Carbonífera, Centro Serra, Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari terão um mega encontro no dia 1º de setembro. O Mobiliza 15 como está sendo chamado acontece em Venâncio Aires, município que centraliza o acesso para a participação de correligionários dos municípios que integram o partido. Atualmente o MDB é o partido gaúcho com maior número de filiados somando 229,1 mil integrantes. O presidente do MDB estadual, Fábio Branco, também prefeito de Rio Grande tem feito um discurso mais de Centro, onde considera que há maior espaço diante da polarização. Dos 357 municípios com até 10 mil habitantes, o MDB administra 100. No estado, a legenda tem 136 prefeitos, 119 vices e 1156 vereadores. O presidente do MDB local, Rodrigo Kreutz, vai liderar uma comitiva para se fazer presente em Venâncio Aires.
NOMES DO PP
Com quatro cadeiras no atual Legislativo de Arroio do Meio, o PP está disposto a formar uma nominata consistente para concorrer às eleições do ano que vem. Carlos Black que assumiu recentemente a direção do Progressistas disse esta semana que embora seja cedo para qualquer definição, é provável que os quatro vereadores (Roque Haas, Elton Lorscheiter, Alessandra Brod, Vanderlei Majolo) que ocupam uma vaga na Câmara, bem como (a) os suplentes, ( Mariah Kunzler, Gilmar Ost, Osvaldo de Freitas, Ricardo Liesenfeld e Fernando Petry – que assume em setembro) também sejam possíveis candidatos. “Vai depender da disponibilidade e disposição destes e outros nomes que se identificam com o partido, com o atual governo, com a vocação para o serviço público, para for[1]mar a nominata. A política e o serviço público são um desafio diário”, disse Black. O prefeito Danilo Bruxel ainda não definiu se concorre a reeleição. “Por enquanto estou empenhado em cumprir bem o meu mandato”.
REPUBLICANOS
O Republicanos faz parte do Governo Danilo e Adriana. Como nas próximas eleições, a composição para a vereança não poderá ter coligações, o partido embora de grande representatividade no Congresso e Assembleia Legislativa, mas sem vaga na Câmara de Vereadores em Arroio do Meio deverá participar do pleito 2024 com uma nominata completa. A informação é do presidente do Republicanos em Arroio do Meio, o advogado Israel de Borba. No município, o partido pretende apoiar a chapa situacionista e buscar vaga na Câmara.