Tenho observado muito a importância dos estágios na vida dos jovens. O estágio é um dos principais acessos ao mundo do trabalho. Um dos requisitos para estudar a noite, por exemplo, é trabalhar durante o dia, e como são menores de idade a chance é um estágio. Além disso, as empresas têm uma cota para contratá-los.
A experiência de um estágio é algo maravilhoso para a saúde mental, e para o currículo profissional. Já explico por que dos motivos acima citados. A pergunta também que se pode fazer é por que nem todas as vagas são supridas?
É notável que muitas empresas não dão valor aos estagiários e nem os jovens a essa oportunidade. Está posto um dilema e que você, querido leitor, vai ajudar a entender e refletir.
Trabalhar durante o dia e estudar a noite é a realidade de muitos adolescentes para garantir uma renda extra e ajudar nas despesas da família já que não está fácil, financeiramente, para ninguém. Chega na escola e o cansaço físico e mental aparece e pequenos prazeres que poderiam ser feitos em casa começam a fazer falta. Bem vindos ao mundo adulto. Às vezes, até preocupa-me eles assumirem tantas responsabilidades tão cedo e desenvolverem tantas atividades, privando-se de viver a adolescência.
Olhando pelo lado da empresa nota-se que a maioria tem muita vontade de proporcionar uma excelente oportunidade aos jovens, porém faltam muito ao trabalho, não comprometem-se com os princípios, valores, objetivos e metas. Tornam-se arredios socialmente, ou seja, gostam de usar as telas, inclusive em horário de trabalho. Preferem amigos invisíveis do que olhar para as pessoas e ter uma relação amistosa com os colegas e aproveitar também para formar uma rede de relações que ajudarão no futuro profissional. Ouve-se falar também, e isso é com a sociedade em geral, uma instabilidade emocional grande, não conseguindo o estagiário lidar com as adversidades e ter a postura ideal que os nossos pais tanto nos falam.
A escola quer ser parceira dos estagiários e das empresas que prestam e oferecem esse tipo de oportunidade profissional já que através dos estágios os alunos conseguem colocar em prática as aprendizagens e vivenciam na prática o que é lhes mostrado na sala de aula.
Por experiência mesmo, posso afirmar que muitos jovens aprendizes foram efetivados posteriormente por demonstrarem todas as habilidades exigidas pela empresa. Dá para afirmar e reafirmar então que o desenvolvimento de qualquer pessoa, na área profissional, seria excelente e melhor, se passasse por um estágio e durante o período da escola, pois a mesma auxiliaria no processo de desenvolvimento intelectual do jovem e ainda adquirindo uma experiência antes mesmo de se formar.
Empresas, escola e jovens devem se dar as mãos para que os estágios prosperem cada vez mais e, dessa forma, preparemos bons profissionais para o mercado de trabalho e pessoas com valores, dentre eles a do trabalho, responsabilidade, honestidade e comprometimento. Aos jovens, sejam responsáveis e as empresas, valorizem estagiários! Sem mais!