Alguns críticos, que acompanham os debates em torno da causa animal em Arroio do Meio, sugerem a protetores independentes que sensibilizem a Câmara de Vereadores a se inspirar nas regras da União Europeia para a proteção e o bem-estar dos animais. Pois na legislação exigida nos concursos públicos, os animais em Arroio do Meio ainda são tratados como “bens”. Esse ajuste é visto como crucial para uma evolução.
Assunto que faz remeter a queda do império do Rei Salamão de Israel – que tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas – em 930 a.C e retirada da legítima defesa da honra pelo STF em 1º de agosto de 2023 no Brasil.
Na semana em que foi aprovada a moção de repudio contra o decreto que proíbe manejo de javalis, considerada uma das maiores ‘ameaças’ à biodiversidade gaúcha e brasileira, muitas sugestões interessantes.
A devastação da mata ciliar pelas enchentes fez os javalis migrarem ainda mais para lavouras – muitas no espaço reservado para mata ciliar, segundo a legislação – o que não torna os javalis exóticos, porém, selvagens, menos ‘nocivos’. Os ambientalistas mais utópicos e analistas mais sarcásticos defendem a captura recreativa e confinamento dentro das normas do bem-estar animal em áreas em que não estão sendo feitas roçadas. A tese vai ao encontro dos anseios dos justiceiros paisagísticos e ambientais, defensores de um novo esporte sadio sem crueldade animal, já que faltam prestadores de serviços em roçadas, para posterior alimentação. Quem sabe a Festa do Nacional do Javali.
CAÇA NÍQUEIS OU DESPREPARO? – Uma retificação no Concurso Público de Arroio do Meio publicada na tarde de sexta-feira, extinguindo uma vaga direta para o cargo de Farmacêutico e deixando apenas um cadastro reserva não vai ser esquecida. Muitos dos candidatos só se inscreveram devido às possibilidades reais de contratação. Um mero descuido por parte dos realizadores é interpretado como desconhecimento grave da legislação vigente pois a maioria dos candidatos tem evitado concursos ‘caça níqueis’ – apelido dado a muitos processos efetivos sem perspectivas reais de efetivação. O concurso também teve uma questão de legislação municipal com alternativas duplas numa das respostas que possivelmente será anulada (22 letra C).
Equívocos não são uma novidade e nem exclusividade atual. Muitas pessoas da comunidade ganharam saudades da época das acusações nunca registradas da venda de supostos gabaritos e recursos nunca interpelados questionando motivos de interpretações de rasura para desfavorecer ‘inimigos’ e favorecer preferidos. Faltam 376 dias para o início da gestão e legislatura de 2025/2028 e 289 dias para a festa da vitória.
SUGESTÕES DE PRESENTE NATALIANO EM PICADA ARROIO DO MEIO – Moradores da estrada secundária de Picada Arroio do Meio pedem ao Papai Noel que interceda ao secretário de Obras, Cristian Sant’Anna Perin, a manutenção da via em que residem mais de 25 famílias. “A última máquina passou no ano passado. Fizemos vários protocolos sem resultados. Parece que o município está sem prefeitura”, criticou o empresário Roque Maciel.
TELEFONE DO SOL – Será lançado na terça-feira, 26, o clipe ‘Telefone do Sol’, 14ª faixa do meu álbum autoral Tempos de Liberdade, que até o momento só teve 3 faixas liberadas no YouTube.
As filmagens foram feitas em 5 de fevereiro de 2023, no poço dos Potter, no rio Forqueta, no lado de Picada Flor, Marques de Souza, que completa 28 anos na próxima quinta-feira, 28. O acesso à várzea foi autorizado pelo empresário, contador, pecuarista e piscicultor Marcelo Stacke, com quem tive a honra de dividir Florianópolis, no verão de 2020/2021.
A música foi escrita e produzida num período de fortes estiagens e pandemia. O cenário simula a vibe da praia de Jurerê Nacional, na foz da Ponte de Ferro, entre Arroio do Meio e Lajeado, deserta. A trama remete a construção e reconstrução dos sonhos tendo como estímulo a existência do sol no universo, e a felicidade baseada nas coisas simples da vida, como a liberdade.
Conforme imagem publicada em 5 de fevereiro no meu Instagram, o lançamento estava programado para depois da ‘próxima enchente’. Mas no meio disso, surgiram outras coisas mais importantes e com a catástrofe histórica quase descartei o lançamento. Infelizmente muitos locais de veraneio ficaram devastados e levarão cerca de uma década para se recompor. Só que aí, ocorreu uma segunda enchente. Então, melhor lançar, antes da terceira. Um bom verão a todos.