As pontes unem os municípios. As pontes são essenciais para valorizar as pessoas e comunidades. Quarenta e seis dias depois da catástrofe climática, já avançamos bastante em relação às prioridades mínimas necessárias para a retomada da normalidade. A liberação do acesso pela Ponte de Ferro no início da semana foi um passo importante, festivo e histórico, graças ao empenho de um grupo de empresários com o aval dos municípios de Lajeado e Arroio do Meio. Enquanto tramita o processo de uma segunda ponte ao lado da Ponte de Ferro, desde o ano passado, as exigências do momento mudaram de curso e se deslocam para a ponte do Exército na Forqueta Baixa.
Esta obra do DNIT é fundamental para diminuir os prejuízos das empresas que precisam do acesso urgente para escoar/trazer produção e matéria prima e ao mesmo tempo é mais uma alternativa fora das rotas Roca Sales /Colinas e outras … Arroio do Meio e outros da região alta, assim como Travesseiro … por Forqueta, terão acesso facilitado para chegar na BR 386. Esta obra para a ponte na localidade de Forqueta Baixa ligando o município, a Lajeado pelo bairro Planalto / Olarias, já tinha concluído na metade da semana, a estrada de acesso (400 metros) que teve que ser feito com a retirada da lama da roça da família Gabriel e posterior colocação de material resistente pelo estilo Greide Colado. Neste trecho foram feitas duas valas para drenagem e escoamento da água da chuva, garantindo segurança e evitando perda do material que teve que ser investido.
Nos últimos dias as máquinas da MaK Serviços e parceiros estavam trabalhando na elevação das cabeceiras do rio Forqueta (no ponto onde ele é mais estreito – o local foi escolhido por isto) até a quota 30 para a colocação da ponte que será colocada pelo Exército, assim que a parte estrutural estiver concluída. As informações nos foram passadas pelo Mateus Kortz e Sergio Souza que acompanham as obras.
ERS-130 – É preciso ficar muito atento ao cumprimento de cronograma da ponte da ERS-130, já licitada e que será executada pela EGR ao custo aproximado de R$ 14 milhões cujo término está previsto para o final do ano. Até lá ainda vão seis a sete meses e como se trata de obra pública o fator tempo acaba interferindo.
COLINAS – Já estava em discussão há mais tempo, e inclusive era uma bandeira do programa do Governo Danilo uma ponte sobre o Taquari, Arroio do Meio/Colinas. Mas com toda esta catástrofe, será necessário fazer escolhas, porém a pauta voltou ao debate. PRIORIDADES – Fazer escolhas e focar em prioridades que a curto, médio e longo prazo levem em conta todo o cenário, além de custos, agilidade e finalidade. Esta responsabilidade cabe às lideranças. Fazemos votos que se consiga fazer o melhor questionando: A quem beneficia? A quantos beneficia? Como beneficia? Quem vai fazer? De onde virão os recursos?
Muita limpeza pela frente
Onde quer que se vá, há trabalho pela frente. As ruas da cidade como a Getúlio Vargas, a Maurício Cardoso, a Marechal Floriano, a João Carlos Machado e outras pelas quais ainda é possível transitar já foram limpadas várias vezes, mas na medida que o tempo passa, calçadas e parte das ruas ficam novamente tomadas por lama, móveis e utensílios. O colossal depósito de entulhos nas imediações da Dom Pedro II, ao lado da ERS 130, impressiona pelo tamanho. E, continua crescendo… É preciso imaginar o quanto está depositado no leito do rio. Por isto a dragagem do rio é fundamental
MULHERES EM AÇÃO – Na quarta-feira de forma informal um grupo de mulheres convidadas pela Rejane Kerbes se reuniu para articular ações em prol da necessidade da dragagem do rio Taquari.