Não compactuo do hábito que muitos colegas jornalistas cultivam de priorizar a publicação de notícias negativas. Me apresso para explicar que não se trata de implantar o “jornalismo cor-de-rosa” onde apenas fatos positivos sejam divulgados. Defendo um equilíbrio justo. Além de valorizar os personagens, as boas notícias inspiram outras pessoas a copiar exemplos edificantes.
Neste espaço procuro destacar pessoas e instituições do nosso município e da região que merecem citação. Hoje destaco a ação implementada pelo The Horse. É clube de serviço com mais de 50 anos de existência, nascido por um grupo de amigos dentro das quadras de futebol de salão que realiza campanhas beneficentes.
As enchentes devastadoras de maio destruíram – entre tantos equipamentos – a sala em que alunos da rede municipal frequentavam aulas de robótica. O espaço funcionava no antigo colégio CNEC e atendia 65 crianças . Nasceu da doação de materiais de diversos empresários arroio-meenses. É dispensável falar da importância de conhecimento tecnológico para enfrentar o mercado de trabalho, atividade às vezes inacessível para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Enio Meneghini, presidente do The Horse, conta que a ação benemerente foi discutida por todos os integrantes do clube. A entidade adquiriu 10 computadores, além de um projetor, totalizando um investimento superior a R$ 40 mil. Além disso, assumiu as despesas da recuperação da sala com serviços de pintura, substituição de vidros e aquisição de balcões, mesas e cadeiras.
Em outubro, The Horse realizará mais uma edição da
Festa da Criança valorizando os nossos empresários
Não é preciso falar da repercussão social da iniciativa, mas é preciso acrescentar que todos os materiais, serviços e equipamentos foram adquiridos no comércio de Arroio do Meio. A ação é um gesto concreto de valorização da educação e do compromisso com os empresários locais, duramente atingidos pelas repetidas tragédias climáticas.
Dentro do espírito beneficente, em 5 de outubro o The Horse realizará mais uma edição da Festa da Criança. Entre 13h30min e 18h, estudantes credenciados pela prefeitura receberão lanche, refrigerantes e picolés gratuitamente. Todos os produtos serão comprados junto aos empresários que, nos anos anteriores, doaram gratuitamente todos os insumos necessários à realização da festa.
Diante da lentidão das iniciativas dos governos estadual e federal, enche de orgulho ver arroio-meenses comprometidos de forma concreta e objetiva na busca de solução. Sem promessas vãs, demagogia e promoção pessoal. Parabéns a todos os envolvidos!