Depois do anúncio e das evidências de que a ponte da ERS-130 não ficaria pronta conforme prometido, surgiu e cresceu o movimento popular por uma manifestação pacífica para cobrar das autoridades responsáveis maior respeito e consideração. Milhares de pessoas passam diariamente pelo desconforto de enfrentar filas, mudar rotas, percorrer trajetos mais longos com custos e desgastes que impactam na produção e vida cotidiana das famílias por conta da ausência do Estado nos investimentos a favor da população.
MANIFESTAÇÃO NESTE SÁBADO
Em função desta demora e da insegurança de que a ponte esteja concluída até 29 de março conforme novo calendário, está programada para este sábado uma grande manifestação pró cumprimento da promessa feita no dia 28 de novembro pelo secretário de Logística e Transportes Juvir Costella. Toda população regional está convidada a participar. Pelo menos um representante público (prefeito ou vereador) poderá fazer uso da palavra, além de representante de entidades civis. Os organizadores defendem uma manifestação pacífica sem interrupção de estrada às 15h, no local próximo à queda da ponte. Haverá segurança no local.
FALTAM 20 DIAS PARA OS NOVOS GOVERNOS MUNICIPAIS ASSUMIR
Nesta reta final de ano e começo de 2025 as atenções se voltam para as novas administrações. Mesmo nos municípios em que os prefeitos foram reeleitos há perspectivas de mudanças.
DIPLOMAÇÃO
Antes de assumirem, prefeitos, vices e vereadores eleitos serão diplomados em ato solene pelo juiz da Comarca, Dr. João Regert, dia 16 de dezembro, às 19h30min, na sede da Acisam em Arroio do Meio. A cerimônia é para todos os que foram eleitos nos municípios da 104ª Zona Eleitoral: Arroio do Meio, Capitão, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Pouso Novo, Travesseiro.
ARROIO DO MEIO
O Vanderlei Majolo (PP) vai presidir a solenidade de posse dos vereadores eleitos em Arroio do Meio, dia 31. Ainda não está definido o horário, que pelo regimento interno teria que ser às 17h. É possível que o horário seja antecipado para às 13h30min, uma vez que neste dia a prefeitura terá expediente pela manhã. Haverá uma reunião preparatória desta solenidade dia 19, quando será definido o horário.
MESA DIRETORA
A mesa diretora da Câmara para assumir o Legislativo em 2025 será eleita e empossada logo após os atos de posse. Apesar das conversações ainda não tem definição sobre quem será o presidente. A oposição tem maioria.
ESFORÇO POR UM GOVERNO TÉCNICO E QUALIFICADO
Sidnei Eckert junto com a vice Andréa Lange Barth, ambos do MDB, anunciaram novos nomes esta semana para compor o governo. Com experiência em administração pública na área de Comunicação e Marketing, gestão de pessoas e mais recentemente com atuação na iniciativa privada, chamou para assumir a Secretaria de Administração, Maica Viviane Gebing. Junto com a pasta vai coordenar a Comunicação. Outro nome importante anunciado foi do Tenente Coronel da Brigada Militar, Fábio Kuhn. Ele está aposentado, tem larga experiência em Segurança Pública, atuou no serviço de inteligência da segurança pessoal da governadora Yeda Crusius, foi comandante do CRPO em Lajeado, entre outras funções. Residente em Arroio do Meio, aceitou o convite feito pelo prefeito eleito para coordenar a Defesa Civil, Trânsito e Segurança Pública, que não terá status de secretaria, mas terá como função importante montar planos estratégicos nestas áreas. Outra novidade foi o anúncio de Gilnei Cadore que se integra a Saúde, dirigida por Gustavo Zanotelli. Cadore concorreu a prefeito em Capitão, pelo PDT, e conseguiu alcançar 46,96% dos votos em relação ao vencedor Maninho da Costa (MDB). Ele já havia sido convidado a ser secretário da Saúde em Arroio do Meio no governo anterior de Sidnei, mas na ocasião preferiu ficar em Capitão, onde atuou no serviço público desde que o município foi criado.
OITO SECRETARIAS
Durante a reunião de apresentação dos novos nomes do primeiro e segundo escalão, Eckert disse que a composição do governo não ficará restrita ao MDB. “Temos quatro vereadores. Este é o tamanho do MDB.” Mencionou que o Podemos e PSD também foram ativos na campanha e que no seu governo manterá pessoas do atual quadro. Destacou que a ideia é manter apenas as oito secretarias, já que há uma pressão da sociedade para não aumentar gastos e que poderão/serão chamadas pessoas que não estiveram na campanha.
FUTURO
Como o PP de Arroio do Meio vai se articular como força política no município? Haverá renovação e em que medida? Se alinharão a outras forças políticas? E o PDT? Na Câmara, os dois partidos são maioria. Com o PL, a partir de 2025 terão uma representatividade e responsabilidade grande para os desafios do município.