Quem me conhece, sabe: adoro aprender palavras novas. Ou tentar entender as que já existem e são tantas. Na verdade, sabemos muito pouco da nossa língua. E, é nossa obrigação, estar estudando-a. A Língua Portuguesa é uma das mais difíceis do mundo, porém é rica, muito sábia. Ame as palavras, use-as e escreva-as, corretamente
A palavra escrita acima já me foi referida algumas vezes e sempre me deixou com uma “pulguinha atrás da orelha” pois não sabia que juízo de valor as pessoas estavam fazendo de mim, quando usavam-na. Será que sabem? Mas, o correto é fazer que nem eu, estudar e como se diz, ir atrás da informação.
Do dicionário vem a definição: “Extrovertida é uma característica de personalidade que indica uma pessoa sociável, amigável e energética. As pessoas extrovertidas são conhecidas por extrair energia de estar perto de outras pessoas, e por direcionar suas energias para o mundo exterior”.
Se for ler a definição a emoção positiva toma conta. Mas, posso dizer a vocês que há muita confusão em torna da palavra e, por isso, mesmo, que volto a insistir que é nessas horas que devemos estudar. Numa das ocasiões em que a palavra foi a mim atribuída, foi no sentido de querer me chamar de louca. Coisas totalmente distintas. A pessoas extrovertida é sinônima de simpática, mas não significa que não seja uma pessoa pensativa e que consegue ser séria nos momentos em que precisa.
Gosto de contar sempre uma coisa que aconteceu comigo e que desde então o dicionário virou meu íntimo amigo. Fui a uma palestra e escutei uma palavra: pertinente. Não fazia a menor ideia do que essa palavra poderia significar. Procurei-a e achei o seu significado: importante. Hoje, não só a acho bonita como incorporei-a no meu vocabulário. Me ajuda também a evitar repetições.
Queridos, é pertinente que estudemos cada vez mais e ampliemos nosso vocabulário que está cada diz mais pobre. Vamos lá!