
Tendo como mediadora a secretária de Administração, Maica Viviane Gebing, o encontro semanal da última terça-feira, abriu a programação do mês de aniversário do município. Teve como convidadas, as jovens Fernanda Ost, gestora de inovação e tecnologia do Inova-RS nas regiões do Vale do Taquari e Rio Pardo. Ela apresentou o programa, seu funcionamento e de como pode ser acessado pela iniciativa privada, institucional e pública. Um dos aspectos que a painelista destacou é em relação aos editais de chamamento, através dos quais podem ser buscados recursos para fomentar desenvolvimento de projetos, novos produtos, ideias, processos e tecnologia. Ela também listou vários projetos que já obtiveram recursos do Programa na região dos Vales e que podem ser acompanhados pelo site. Na palestra, Fernanda falou bastante da importância da criatividade, essencial para acontecer um processo de inovação; Juliana Vasconcellos, representando a Acisam e que fez a conexão com o Grupo Front, poder público e entidades em 2023/2024 /2025, fez um restrospecto dos principais desafios encontrados na tragédia climática e como as conexões entre líderes, feitas a partir dos eventos trouxeram soluções na construção de casas, apoio a agricultores e auxílio a empresas que tiveram seus estoques, instalações, produção destruídos. A rápida atuação proativa feita na ocasião evitou que empresas fechassem, fossem perdidos empregos, agricultores pudessem alimentar seus animais e /ou recebessem ajuda na reconstrução e revitalização das instalações e lavouras; permitiu que algumas famílias tivessem um novo lar. Arroio do Meio recebeu 52 casas intermediadas pelo Grupo Front, Pouso Novo uma e Muçum 13. Encerrando o painel, a presidente da Imove/2025 Juliana Gasparotto falou da origem do evento até a terceira edição ocorrida com sucesso de participantes, público, negócios fechados no mês passado, quando já foi multissetorial, com participação das entidades Apreciam, CDL, Acisam e Poder Público. A próxima edição deve ocorrer em 2027.
Black Friday completa 15 anos e é oportunidade para o comércio local
Embora seja de origem americana, a Black Friday é uma data que se espalhou também pelo Brasil e vem sendo aproveitada pelas redes nacionais, regionais e locais. Mesmo pequenos negócios acabam aderindo, se antecipando ao mês de dezembro, mês de boas vendas para o comércio. Como a data é muito explorada por grandes magazines e vendas online é uma oportunidade para que o setor de comércio e serviços do município faça frente à crescente tendência de vendas pela internet, que pode ter produtos mais em conta, mas acabam de alguma forma, a médio e longo prazo interferindo na sobrevivência do comércio local e não tem a vantagem do atendimento personalizado.
Origem e estudo
A Black Friday completa 15 anos em 2025 e se consolida como a principal data promocional do Brasil. Pesquisas apontam que a maioria dos consumidores estão propensos a aproveitar as promoções de preços da última sexta-feira de novembro, que este ano cai no dia 28. Muitos lojistas se antecipam e já fazem durante o mês todo, para facilitar a vida do consumidor que pode fazer suas escolhas e compras com mais calma. Segundo pesquisas, nove em cada 10 consumidores pretendem fazer compras na Black Friday. Diante da escassez de recursos, o consumidor está cada vez mais maduro, planeja suas compras e estabelece prioridades. As compras planejadas não se restringem apenas a eletrônicos, móveis e eletrodomésticos. Mas também estão focadas em roupas, perfumaria, produtos de beleza, procedimentos, quando são avaliados custo-benefício, condições de pagamento, cash-back, cupons entre outras facilidades.
A Black Friday, hoje sinônimo de promoções e compras em massa, tem origem nos Estados Unidos e remonta à década de 1960, na cidade de Filadélfia, Pensilvânia. Ela acontece sempre após o Dia de Ação de Graças, Thanksgiving Day, data de um dos mais importantes feriados nos Estados Unidos. Originalmente o termo black era usado pelos policiais locais em função do caos que ocorria no dia seguinte ao Ação de Graças, quando uma multidão de consumidores invadia as lojas para fazer suas compras de Natal. No Brasil, a primeira edição ocorreu em 2010, ainda tímida e restrita ao e-commerce. Atualmente se espalhou e se consolida como uma das principais datas de venda de lojas online e físicas.

