NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Marques de Souza alcança a melhor avaliação regional no índice de cidades sustentáveis

    13 de outubro de 2025

    Serviços Urbanos intensifica ações e melhorias no município

    12 de outubro de 2025

    Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

    11 de outubro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025
      Recent

      Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

      11 de outubro de 2025

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025

      Luana Meyer Kramer é campeã e melhor jogadora do Festival Voley de las Sierras

      13 de setembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » pré-sal: o caminho para um futuro melhor
    Portal Mix

    pré-sal: o caminho para um futuro melhor

    adminBy admin12 de abril de 2012Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Decorridos quase três anos da matéria de apresentação que fiz sobre o Pré-Sal, na Portal Mix, percebo que está na hora de um tratamento mais revelador do produto que é capaz de melhorar, em muito, a vida dos brasileiros.

    Na busca de ampliar o que hoje já se sabe sobre o Pré-Sal e sua importância para o país, decidi pelo tema Passeando sobre o Pré-Sal, ouvindo um profissional qualificado e de alta competência, Vicente Rauber, atual integrante da cúpula da REFAP – Refinaria Alberto Pasqualini, de Canoas (RS) e que durante os quatro anos do governo Olívio Dutra foi Presidente da CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica.

    Rauber é Engenheiro Especialista em Planejamento Energético e Ambiental, o que o torna capacitado a responder, de forma sucinta, às perguntas da Portal Mix sobre o Pré-Sal.

    Para ganhar espaço, vão só as respostas do que lhe perguntei:

    “A descoberta de grandes quantidades de Petróleo com boa qualidade, na camada de Pré-Sal, deverá colocar o Brasil entre os grandes produtores do chamado ouro negro, no mundo.”

    A camada de Pré-Sal descoberta é uma grande província de 149.000 km2, localizada no Oceano Atlântico, entre o Espírito Santo e Santa Catarina, a 7.000 metros de profundidade, sob uma espessa camada de sal.”

    “Nos três primeiros blocos em que foram iniciadas a exploração e a produção – Lula (ex-Tupi), Iara e Parque das Baleias – constatou-se a possibilidade da retirada de aproximadamente quatorze bilhões de barris de petróleo, ou seja, a mesma quantidade total das reservas que o Brasil tinha em 2010.”

    “Em trinta e um poços perfurados ao longo de toda a região, encontrou-se petróleo em vinte e sete, registrando-se uma taxa de sucesso de 87% (oitenta e sete por cento), quando a média internacional gira em torno de 30% (trinta por cento).”

    “Com a descoberta do Petróleo do Pré-Sal no Brasil, nosso Governo estruturou um modelo de operação para essa região e outras áreas consideradas estratégicas, garantindo que essas riquezas realmente possam beneficiar o povo brasileiro.”

    “A sorte ajuda a quem trabalha com dedicação e eficiência. A Petrobras vem desenvolvendo, há décadas, tecnologias para extrair petróleo em águas profundas, sendo hoje a empresa mais capacitada do mundo neste assunto. Não por acaso encontrou-se o petróleo do Pré-Sal. Por sua capacidade, a Petrobras foi eleita para ser a exploradora em todos os blocos do Pré-Sal e outros que forem estratégicos. Poderá ser designada como empresa exclusiva ou participar de um consórcio com outras empresas, selecionadas em leilão, cabendo-lhe, no mínimo, 30% (trinta por cento) dessa sociedade e sempre sendo a executora das atividades.”

    “A produção do Pré-Sal será feita pelo regime de partilha. Na exploração dos blocos, caso seja encontrado petróleo ou gás, estes serão divididos da seguinte forma:

    – a Petrobras, de forma exclusiva ou consorciada, receberá o equivalente a todo o custo para fazer a exploração e a produção ”petróleo custo”, mais um percentual de ganhos. O restante irá pagar os “royalties” (ainda em debate no Congresso Nacional) e constituir o “petróleo lucro” da União, de cuja venda se obterá os correspondentes recursos financeiros.”

    “Esses recursos, provenientes da venda do “petróleo lucro”, irão constituir o “Fundo Social.” Como vamos exportar petróleo e ou derivados, teremos muito dinheiro estrangeiro (dólares certamente) neste Fundo, valorizando excessivamente nossa moeda, o Real, o que inibirá nosso desenvolvimento de outros produtos, especialmente os destinados à exportação. Para evitar que isso aconteça, o Fundo aplicará esse dinheiro em outros países ou em infra-estrutura no Brasil, obtendo juros e outros rendimentos.”

    “Esses rendimentos do Fundo Social serão aplicados no combate à pobreza e no desenvolvimento da Educação, Cultura, Saúde Pública, Ciência e Tecnologia, Esportes, Meio Ambiente e Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, desta forma combatendo nossos graves problemas históricos.”

    “Para cuidar dos interesses da União em todo este processo do Pré-Sal, foi criada uma empresa denominada PPSA – Pré-Sal Petróleo SA – que fará parte da gestão de todos os blocos, principalmente controlando os custos e também realizando a comercialização do petróleo que ficará com a União, ou seja, o “petróleo lucro”, cujo resultado irá para o Fundo Social.”

    “Deixamos de ser o País do Futuro” e já somos uma das maiores nações em produção de riquezas (PIB); somos, também, o único grande país que, ao mesmo tempo, continua crescendo e realizando distribuição de renda, já tendo tirado da pobreza mais de 30 milhões de pessoas, número superior à população de qualquer um dos estados brasileiros, exceção feita a São Paulo.”

    “Hoje, o mundo inteiro nos reconhece e nos trata como País do presente. Sermos liderados por uma Presidenta, fato raro na composição das cúpulas políticas mundiais, mostra também que derrubamos preconceitos, maneira de provar maturidade e desenvolvimento.”

    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    A saga da Independência na América Portuguesa e Espanhola (parte 2)

    12 de agosto de 2016

    A saga da Independência na América Portuguesa e Espanhola (Parte 1)

    5 de agosto de 2016

    A luta contra o câncer continua mais acirrada do que nunca

    29 de julho de 2016

    Um pouco da história dos imigrantes no RS

    22 de julho de 2016
    Não perca

    Marques de Souza alcança a melhor avaliação regional no índice de cidades sustentáveis

    13 de outubro de 2025

    O município de Marques de Souza foi destaque regional no Índice de Desenvolvimento Sustentável das…

    Serviços Urbanos intensifica ações e melhorias no município

    12 de outubro de 2025

    Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

    11 de outubro de 2025

    Caminhada das Sombrinhas e Noite Rosa mobilizam comunidade pela prevenção ao câncer de mama

    10 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Marques de Souza alcança a melhor avaliação regional no índice de cidades sustentáveis

    13 de outubro de 2025

    Serviços Urbanos intensifica ações e melhorias no município

    12 de outubro de 2025

    Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

    11 de outubro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Marques de Souza alcança a melhor avaliação regional no índice de cidades sustentáveis

    13 de outubro de 2025

    Serviços Urbanos intensifica ações e melhorias no município

    12 de outubro de 2025

    Bocha para Veteranos define semifinalistas neste sábado

    11 de outubro de 2025

    Caminhada das Sombrinhas e Noite Rosa mobilizam comunidade pela prevenção ao câncer de mama

    10 de outubro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.